Público lota o Largo dos Amores para assistir “As Presepadas de Damião”

Cultura - Terça-feira, 03 de Julho de 2018


Público lota o Largo dos Amores para assistir “As Presepadas de Damião”

Quem passou pelo Largos dos Amores, no centro de Itapetininga viu um cenário com pessoas pintadas e roupas coloridas. Um teatro aberto para as famílias. Amparada pelo edital Circulação de Espetáculos de Artes Cênicas para a Rua, do ProAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria da Cultura do Estado, a turnê batizada de `Damião Faz Anos´, uma vez que celebra os cinco anos de estreia da montagem, está visitando 15 cidades do interior de São Paulo.

Em “As Presepadas de Damião”, a plateia apreciou fortemente o Cavalo-Marinho (Zona da Mata de Pernambuco) e a Folia de Reis (Sudeste). Da primeira, o espectador reconheceu a musicalidade, as danças apresentadas, os jogos de palavras, a ponte entre o lírico e o escracho (sagrado e profano), a entrada das figuras numa roda e as próprias personagens, como Capitão (Narrador) e Damião.

 

Inspirado no conto medieval “O Ferreiro e a Morte” e na mitologia católica, oriunda da literatura de cordel, o espetáculo narrou o encontro de um tipo popular com duas figuras ilustres da história bíblica, o Menino Jesus e Maria de Nazaré. Em agradecimento à hospitalidade, Damião recebeu a prenda de três pedidos e acabou alterando o ciclo natural das coisas ao impedir que A Morte cumprisse a sentença.

 

Sobre o grupo

Inspirada pela teatralidade do ator na rua, a Damião e Cia. de Teatro nasceu em 2012, em Barão Geraldo, distrito de Campinas, investigando as manifestações populares do Brasil. Ao longo de cinco anos, o espetáculo arrebatou prêmios em diversos festivais pelo Brasil, entre os quais Festival Nacional de Teatro de Limeira, Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau e Encontro Nacional de Cultura de Taubaté. Um ano depois, em Estrela da Madrugada: a história de um palhaço apaixonado, o grupo se enveredou pelo universo das pantomimas clássicas e da essência do circo-teatro brasileiro.

 

Prefeitura Municipal


ITAPETININGA