Sensibilização ambiental e atividades marcam a Semana do Meio Ambiente

Meio Ambiente - Segunda-feira, 11 de Junho de 2018


Sensibilização ambiental e atividades marcam a Semana do Meio Ambiente

O projeto “Cada Gota Vale” é um projeto social que trabalha diariamente com atividades de educação ambiental nas escolas, usando como princípio o descarte incorreto do óleo de cozinha usado, instalando ecopontos que fica permanentemente nas unidades que o recebem disponível para toda a população. Tendo como principal objetivo a questão ambiental, a equipe do projeto idealizou a Semana do Meio Ambiente, que com o apoio de alguns parceiros decorreu-se na semana de 4 a 10 de junho. As atividades iniciaram-se a partir da exposição do projeto que ficou aberto e disponível para a população todos os dias. A exposição contou com fotos das atividades nas escolas e entidades que o recebem e vídeos autoexplicativos sobre o que é o projeto, o porque ele existe, qual a importância, como ele acontece.

No último sábado, dia 9, foram realizadas atividades de conscientização ambiental em contato com os alunos das entidades parceiras do projeto e com a própria população consequentemente envolvida. Tiveram início as atividades com a “Caminhada Ecológica” que teve como trajeto ruas da Vila Rio Branco, Vila Regina, Vila Sônia, dentre outros bairros interligados onde existem pontos críticos de poluição do meio ambiente por meio de “Pontos de descartes irregulares” e com o apoio da Guarda Civil Municipal e Secretaria de Meio Ambiente, foi posicionada uma placa como ato simbólico de conscientização, assim como mensagens deixadas por coordenadores parceiros.

Foi também realizada uma parada na Escola Estadual “Alceu Gomes” onde o Grupo Abadá Capoeira, entidade parceira do projeto, deu início a Roda de Capoeira Ecológica na qual os alunos da Escola da Família puderam participar. Nessa atividade foi apresentado um jogo do Amazonas, onde os passos da luta representavam os movimentos dos animais, relacionando a importância da biodiversidade da fauna brasileira.  As atividades continuaram na Escola da Família da Escola Estadual “Prof. Sebastião Villaça”, onde o grupo apresentou o “Maculelê” (roda realizada por crianças onde um dos instrumentos usados foram as garrafas pet) e foram apresentados também os instrumentos que são feitos com elementos fornecidos pela natureza.

Durante o evento, teve ainda o Sarau de Poesias onde participaram rappers poetas de Itapetininga, com poemas de conscientização e reflexão interagindo com a comunidade e falando sobre o meio ambiente e a preservação.

Todos que estiveram participando do evento receberam de brinde um squeeze fornecido pela concessionária de água da cidade, por meio de uma palestra ministrada pela química responsável pela empresa, em seguida desfrutaram de um lanche fornecido pela escola, pinturas no rosto, dentre outras atividades.

 

Credito da foto Jusllean Brito da Silva Gomes.

Prefeitura Municipal


ITAPETININGA