Mais de 70 diretores da rede municipal de ensino de Itapetininga participaram do Lançamento da Campanha “Lixeiras Ecológicas”, na manhã desta quinta (19), no Auditório Municipal “Alcides Rossi”.
A ação faz parte do projeto “Lixo no Lixo”, da Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria da Educação, e conta com a parceria das Secretarias do Meio Ambiente e da Saúde.
Trata-se de uma iniciativa simples, sustentável e criativa que envolve não apenas o Poder Público, mas engloba cada comunidade e os bairros do município, no conceito do reaproveitamento de materiais e da consciência ambiental.
Sabendo da importância na conscientização que o lixo deve ser descartado adequadamente e de que as crianças são multiplicadoras do conhecimento adquirido em sala de aula, a campanha foi apresentada na prática por meio da montagem, passo a passo, de uma lixeira ecológica pelos agentes da Vigilância Epidemiológica.
Neste primeiro momento, serão distribuídas 50 lixeiras em toda a cidade sob comando da Vigilância Epidemiológica. As escolas serão convidadas a fazer parte dessa campanha produzindo três lixeiras que serão distribuídas uma na frente da escola, uma na praça do bairro e uma em ponto de bastante acesso no bairro.
As “lixeiras ecológicas” são confeccionadas a partir de pneus reciclados e atendem aos padrões de sustentabilidade preconizados por órgãos ambientais nacionais e internacionais.
A entrega oficial das lixeiras ecológicas confeccionadas pelas escolas municipais está marcada para o dia 5 de junho.
ITAPETININGA