No Dia Mundial da Água, palestras de conscientização e sensibilização foram realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente de Itapetininga em três unidades de ensino. Destaque para o projeto “CADA GOTA VALE”, já em andamento com a equipe Eco Maná e apresentação de vídeos, slides e doação de mudas para contribuir com a atratividade do público envolvido.
Em uma das escolas municipais da cidade, foi realizada palestra com 50 alunos sobre a importância da água, bem como a conscientização sobre a a data de comemoração. Por meio de dinâmicas, os alunos puderam participar de forma ativa da apresentação. A unidade foi parabenizada pela ação que vem desenvolvendo, juntamente com mais escolas, no recolhimento de óleo de cozinha.
Na Fatec, também foi apresentado o projeto “CADA GOTA VALE” para os alunos do curso de Gestão Ambiental. Foi instalado um ponto de coleta na unidade, para que os futuros profissionais da área ambiental conheçam e contribuam com o projeto, sendo assim, agentes transformadores.
Já em uma escola particular, aproximadamente 100 alunos conheceram a importância do projeto “CADA GOTA VALE”. Um ponto de coleta também foi instalado na unidade escolar.
Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992 para convidar a sociedade à reflexão e à discussão sobre a importância deste bem natural no cotidiano das pessoas.
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este valioso líquido?
A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 por cento, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial.
Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.
No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população.
ITAPETININGA