1ª Mostra Artística da Catedral de Itapetininga está marcada para 16 de outubro

Cultura - Segunda-feira, 09 de Outubro de 2017


1ª Mostra Artística da Catedral de Itapetininga está marcada para 16 de outubro

O projeto “1ª Mostra Artística da Catedral” de Itapetininga tem como objetivo transformar a Catedral “Nossa Senhora dos Prazeres” em um museu aberto. A Mostra será dia 16 de outubro, a partir das 19h, com exposições de fotografias, pinturas, objetos e vídeo, além de estimular a importância histórica do local para estudantes de ensino médio e a sociedade civil.

Dois concursos também devem abordar a valorização da Catedral. O Concurso Redação com o tema: “Não resgatar os fatos é bem mais do que faltar com justiça, é desprezar de forma proposital quem fez a história acontecer” (Wilson Aleixo Ferigollo) e o Concurso Fotografia com o tema: “Olhares sobre a praça, a luz e a arquitetura”. “É uma oportunidade para as pessoas saberem da importância de um prédio histórico como a Catedral”, destacou o padre Reinaldo Ramos.

A Mostra terá a exposição mais de 150 fotos, um vídeo com documentário da igreja, objetos antigos e outros, restaurados, uma pactografia da construção para pessoas com deficiência visual, estátuas em mármore, um espaço expositivo para artistas que pintaram a igreja em tela e um espaço expositivo para os participantes do Concurso Fotográfico.

O evento conta com as parcerias das Secretarias da Educação e de Cultura e Turismo, Departamento de Ensino Regional de Itapetininga, Museus da Imagem e do Som, Academia Itapetiningana de Letras, IHGGI – Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Itapetininga, além de empresas. “Esperamos que todos de Itapetininga e região confiram a exposição. É um momento em que as pessoas terão a chance de saber como foi a construção e a história desse belíssimo prédio”, enfatizou o Secretário de Cultura e Turismo.

Quem passar pela Mostra, terá a oportunidade de saber sobre a construção da Catedral, a história dos vitrais, portas, objetos, manuscritos antigos da arquitetura de Benedito Calixto, além de projeções atuais da história e momentos da população com a construção do local.

 

 

Prefeitura Municipal


ITAPETININGA