Guarda Civil Municipal orienta sobre os cuidados com lagos e rios

Trânsito e Cidadania - Quarta-feira, 13 de Setembro de 2017


Guarda Civil Municipal orienta sobre os cuidados com lagos e rios

Estamos em uma época com altas temperaturas, apesar de ainda ser inverno. Com isso, muitas pessoas aproveitam os dias de calor para se refrescar em lagos, rios e piscinas. Mas, é importante redobrar a atenção com relação ao perigo.

A Lagoa “Regina Freire”, conhecida em Itapetininga como “Lagoa da Chapadinha”, que passa por uma revitalização, é um local para que todas as pessoas possam aproveitar momentos de lazer e diversão. De acordo com a comandante da Guarda Civil Municipal, a utilização da lagoa para nadar é proibida por questões de segurança e ambientais. “Aos fins de semana, temos muitas famílias que visitam o local e nosso efetivo está ali para dar orientação e evitar possíveis acidentes ou afogamentos. Sabemos que as pessoas gostariam de nadar, mas é proibido e nosso dever é oferecer segurança para que nenhum incidente possa atrapalhar a diversão das famílias”, destacou.

A mesma recomendação é passada em palestras educativas que ocorrem nas 81 escolas municipais de Itapetininga. Segundo a comandante, é um trabalho de conscientização que é feito diariamente. “Infelizmente, os afogamentos são provocados por motivos acidentais entre crianças e adolescentes. Temos o dever de orientar às famílias”, completou.

A “Lagoa da Chapadinha” é um espaço para lazer e diversão das famílias, que procuram um ambiente agradável e bonito. No local as crianças podem brincar e se divertir no parquinho infantil. Além disso, o espaço conta com lixeiras ecológicas, estacionamento e banheiro. Para oferecer mais segurança aos frequentadores, um posto da Guarda Municipal está sendo construído.

 

Algumas dicas de prevenção

 

·         Respeitar as placas de proibição; 

·         Nunca deixe crianças sozinhas quando estiverem dentro ou perto da água. Nessas situações, garanta que um adulto estará as supervisionando de forma ativa e constante o tempo todo;

·         Ensine as crianças que nadar sozinhas, sem ninguém por perto, é perigoso;

·         O colete salva-vidas é o equipamento mais seguro para evitar afogamentos. Boias e outros equipamentos infláveis passam uma falsa segurança, mas podem estourar ou virar a qualquer momento;

·         Tenha um telefone sempre por perto (SAMU: 192; Corpo de Bombeiros: 193);

·         Fique atento! Crianças pequenas podem se afogar em qualquer recipiente com mais de 2,5 cm de água ou outros líquidos, seja uma banheira, pia, vaso sanitário, balde, piscina, praia ou rio;

·         Ensine as crianças a não correr, empurrar, pular em outras crianças ou simular que estão se afogando quando estiverem na piscina, lago, rio ou mar.

 

Prefeitura Municipal


ITAPETININGA