Exposição de projetos dos alunos de Engenharia da UAB acontece no Paço até sexta (11)

Educação - Quarta-feira, 09 de Agosto de 2017


Exposição de projetos dos alunos de Engenharia da UAB acontece no Paço até sexta (11)

 

 

Quem passa pelo saguão de entrada do Paço Municipal tem a oportunidade de conhecer diversos protótipos e explicações de projetos realizados pelos alunos dos cursos de Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, ministrados pela Univesp – Universidade Virtual do Estado de São Paulo no Polo UAB Itapetininga.

A universitária Rafaela Papst teve que resolver um serviço na prefeitura e ao entrar no prédio se deparou com várias telas explicativas dos projetos. Um deles chamou a atenção dela, o de descarte correto de óleo. Os alunos informaram que um litro de óleo descartado no meio ambiente, em rios e lagos, é capaz de poluir até 1 milhão de litros de água, o equivalente ao consumo de um ser humano em 14 anos. “Sabemos da importância em respeitar e preservar o meio ambiente. Em casa, nós temos a consciência do hábito em separar em um vasilhame o óleo usado e levar à uma pessoa que reutiliza na confecção de sabão. Todos devem ter essa consciência”, destacou Rafaela.

Outros projetos podem ser vistos também nos painéis que estão a mostra. Entre eles: Tecnologia para facilitar relacionamentos comerciais na cidade, reaproveitamento das sobras de tecidos na indústria paulista de estofados, coleta, reciclagem e reutilização de resíduos sólidos, coleta comunitária de resíduos, destinação no descarte de celulares no município, recuperação das matas ciliares às margens do Rio Itapetininga, locomoção de pessoas com deficiência, monitoramento de pedido via delivery, trabalho rural e saúde: Método para acondicionar e armazenar marmitas e captação e reutilização de água pluvial em residências, um projeto de baixo custo que pode ser feito em qualquer residência.

O Polo de Apoio Presencial de Itapetininga é um espaço físico, mantido pela Prefeitura e Secretaria da Educação, com cursos Ead – Educação a Distância, que é a modalidade educacional na qual professores tutores e alunos participam de processo de ensino, aprendizagem em espaço e/ou tempo diferentes.

Para a Secretaria da Educação, a exposição é uma forma das pessoas terem a chance de conhecer e aprender. “São protótipos, feitos com ideias inovadoras e práticas, que qualquer pessoa pode aprender de forma rápida e fazer em casa. Isso representa o que é desenvolvido nos cursos oferecidos no Polo UAB Itapetininga”, enfatizou a responsável pela pasta.         

A mostra pode ser vista até sexta-feira (11), no saguão no Paço Municipal, das 08h às 17h. A entrada é de graça.  

Prefeitura Municipal


ITAPETININGA