Itapetininga registrou uma queda de 83,33% no número de casos de dengue no mês de janeiro de 2026 em um comparativo com o mesmo período do ano passado.
De acordo com dados do Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica, até 30 de janeiro foram confirmados dois casos da doença transmitida pelo Aedes Aegypti, enquanto que no primeiro mês de 2025 foram contabilizados 12 registros. Ao todo, no ano passado, foram confirmados 414 casos da doença e um óbito.
A Secretaria de Saúde avalia que a queda nos índices se reflete nas ações de rotina realizadas pelos agentes de Controle de Vetores, tanto em residências, como em áreas públicas; na intensificação de mutirões de limpeza periódicos realizados nas áreas urbanas e rurais; ao trabalho de prevenção e orientação feito pelas equipes, inclusive em escolas municipais e, principalmente, a uma maior conscientização da população sobre os cuidados com a proliferação do mosquito transmissor.
A Prefeitura reforça a orientação à população para que continue colaborando no combate à dengue não acumulando materiais em casa, nos quintais e não descartando materiais em locais irregulares.
1º Mutirão contra a Dengue
Neste sábado e domingo, dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, a Secretaria de Saúde, por meio do Setor de Controle de Vetores, realiza o 1º Mutirão contra a Dengue de 2026. Ação acontece nos bairros Jardim Nova Era, Cruzeiro do Sul, Vila Recreio e Gramados 1 e 2.
Aproximadamente 70 colaboradores e servidores da Prefeitura de Itapetininga irão percorrer os bairros para recolher materiais inservíveis que possam armazenar água, eliminando assim, o surgimento de focos de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, responsável por doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya.
A orientação da Vigilância Epidemiológica é para que os moradores separem e coloquem em suas calçadas todos itens inservíveis que possam acumular água.
No sábado, dia 31 de janeiro, as equipes passarão recolhendo os materiais das 7h da manhã às 16h. Já no domingo, dia 1º de fevereiro, as ações estarão concentradas nos bairros das 7h às 12h.