Itapetininga recebe, no mês de janeiro, a atriz Leona Cavalli com o espetáculo teatral “Elogio da Loucura”, inspirado na obra homônima do humanista e teólogo, Erasmo de Rotterdam, um dos principais pensadores do final da Idade Média e início da Modernidade.
A peça será apresentada no Teatro do SESI Itapetininga, em três sessões:
- 23 de janeiro (sexta-feira), às 20h
- 24 de janeiro (sábado), às 20h
- 25 de janeiro (domingo), às 18h
Considerada uma sátira da sociedade dos séculos XV e XVI, a obra original de Erasmo de Rotterdam propõe uma reflexão crítica e irônica sobre os costumes, a religião e o comportamento humano. Apesar de escrita há mais de 500 anos, a narrativa se mantém atual ao colocar a sociedade diante de um espelho de si mesma, revelando vícios, contradições e excessos que atravessam o tempo.
Na adaptação teatral, Leona Cavalli dá vida à personagem Loucura, conduzindo o público por um discurso repleto de ironia, sarcasmo e humor, fiel à ótica e ao conteúdo da obra original. A encenação reforça a ideia de que a loucura não é uma condição imposta ao ser humano, mas uma escolha — conceito central defendido por Erasmo.
Com música ao vivo e diversas referências à loucura nas artes, na história e na sociedade, o espetáculo convida o público a uma experiência provocadora e reflexiva, ao mesmo tempo divertida e instigante.
Local: Teatro do SESI Itapetininga
Endereço: Avenida Padre Antônio Brunetti nº 1360 – Vila Rio Branco – Itapetininga
Informações: SESI SP