A entrega das 437 moradias do Residencial Pacaembu Itapetininga Copacabana, conhecido comercialmente como Reserva Santa Inês, realizada nesta quarta-feira (17), marca mais uma conquista para Itapetininga e reafirma o avanço do município na ampliação do acesso à moradia digna, no fortalecimento da economia local e no crescimento urbano planejado. O novo bairro planejado é resultado da parceria entre a Pacaembu Construtora, o Governo Federal, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, a Caixa Econômica Federal, o Governo do Estado de São Paulo, com o programa Casa Paulista, e a Prefeitura de Itapetininga.
Com investimento superior a R$ 90 milhões, o empreendimento contribuiu diretamente para o fortalecimento da economia local, com a geração de mais de 1,3 mil empregos diretos e indiretos ao longo das obras. A entrega reforça o compromisso e a confiança da construtora com Itapetininga, cidade onde já foram entregues mais de 3.500 moradias, ampliando o acesso à habitação e impulsionando o desenvolvimento urbano.
O residencial oferece casas não geminadas, com possibilidade de ampliação, além de mais de 2 mil m² destinados a áreas de lazer, como playground, academia ao ar livre, pista de skate, mini quadra poliesportiva e espaços de convivência, integrados a mais de 168 mil m² de áreas verdes e de preservação.
O avanço do setor habitacional no município segue em expansão. Em outubro de 2025, a Pacaembu anunciou seu mais novo empreendimento em Itapetininga: o Residencial Itapetininga Lera, que comercialmente será conhecido como Residencial Vida Nova Vila Serena. O projeto será um bairro planejado aberto, no padrão que consolidou a construtora no mercado, com 748 casas.
O novo empreendimento contará com investimentos superiores a R$ 145 milhões e deverá impactar positivamente a economia local durante o período de obras, com a geração estimada de aproximadamente 2.300 empregos diretos e indiretos, reforçando o papel de Itapetininga como polo de desenvolvimento regional e de atração de investimentos.
Com entregas e novos anúncios no setor habitacional, Itapetininga consolida sua trajetória de crescimento sustentável, planejamento urbano e promoção da qualidade de vida, beneficiando diretamente milhares de famílias e fortalecendo a economia do município.