A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta quarta-feira (10), a vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causador de bronquiolite em recém-nascidos, para de gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, com o objetivo de proteger os bebês da doença.
Importância da vacinação
O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% dos casos de pneumonia em crianças menores de dois anos. A vacina oferece proteção imediata aos recém-nascidos, reduzindo hospitalizações.
No estado de São Paulo, no ano de 2024, foram notificados 59.293 casos de síndrome aguda grave (SRAG) hospitalizadas, destes 10,48% (6.218/59.293) com identificação do vírus sincicial respiratório (VSR). A faixa etária menor de um ano de idade foi a mais acometida (74,67%), seguida pela faixa etária de um a quatro anos de idade (19,26%).
Em 2025, até o momento, foram notificados 57.703 casos de SRAG hospitalizados, sendo 16,20% identificados como agente etiológico o vírus sincicial respiratório (VSR).
Semelhante ao ano anterior, a faixa etária mais acometida foi a de menor de um ano (71,71%), seguido da faixa etária de um a quatro anos de idade.
Como a maioria dos casos é decorrente de infecção viral, não existe um tratamento específico para a bronquiolite. O manejo é baseado apenas no tratamento dos sinais e sintomas que incluem: terapia de suporte; suplementação de oxigênio, conforme necessário; hidratação; e uso de broncodilatadores (substâncias que promovem a dilatação das pequenas vias aéreas nos pulmões), especialmente quando há chiados evidentes.
Quem deve se vacinar?
O grupo prioritário para receber essa vacina são todas as gestantes, a partir da 28ª semana de gravidez. Não há restrição de idade para a mãe. A recomendação é tomar dose única a cada nova gestação.
A Secretaria de Saúde de Itapetininga reforça a importância de as gestantes comparecerem aos Postos de Saúde portando a caderneta de vacinação, documento essencial para a verificação e atualização das doses.
Vacinar é um ato de amor, cuidado e responsabilidade com a saúde de todos.