Trânsito e Cidadania - Sexta-feira, 10 de Fevereiro de 2017

Ruas centrais terão mudanças a partir do dia 19

mudanças trânsito

Ruas centrais terão mudanças a partir do dia 19

Teve início na quinta-feira (9) o trabalho de conscientização sobre as modificações no trânsito, que serão implantadas a partir do próximo dia 19, na área central de Itapetininga. Uma das alterações será na Rua Quintino Bocaiuva, uma das principais vias da cidade, passa a ter, também, mão única entre as ruas General Carneiro e Dom Joaquim. Conforme a Secretaria de Trânsito, isso permitirá fluidez e segurança para motoristas e pedestres.

Muitas mudanças foram estudadas após sugestões dadas por motoristas e pedestres. Todos os pedidos foram encaminhados a Secretaria de Trânsito, que entendeu que as solicitações poderiam ser atendidas.

Segundo o levantamento feito pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em dezembro de 2016, Itapetininga possuí 91.255 veículos. Segundo a Secretaria de Trânsito, estas mudanças se darão para garantir o escoamento de veículos e segurança para motoristas e pedestres. “A malha viária do município é antiga, com ruas estreitas. De outro lado, cresce a frota todos os anos no município. Com isso, surgem pontos de lentidão. A proposta servirá para evitar este problema”, apontam os técnicos.

Nesta região foram registrados 75 acidentes durante o ano passado. Na General Carneiro foram 10 ocorrências. Já na Quintino Bocaiuva, o número sobe para 50, e na Rua Cesário Mota foram 15 casos.

General Carneiro

Outra modificação será na rua General Carneiro, que também ganhará mão única no sentido bairro-centro. De acordo com a Secretaria de Trânsito, os motoristas seguirão até a rua Quintino com maior segurança e fluidez. No final da via terão duas opções: à direita, os motoristas poderão descer a Rua Quintino para chegar à rotatória para acessar a Marginal do Chá ou ir para a região da Vila Rio Branco. Já à esquerda, subirão a Quintino para chegar ao centro da cidade. Também serão implantadas as sinalizações horizontal e vertical.

No início da Rua General Carneiro será implantada uma sinalização de solo para os motoristas que acessam a via pela Rua Prudente de Moraes. Com a sinalização, os motoristas terão faixa específica para chegar a Rua General Carneiro.

Avenida Nisshinbo do Brasil

No cruzamento da Quintino com a Avenida Nisshinbo do Brasil, o semáforo será removido. No local será implantada a sinalização de solo e vertical para que os motoristas que precisem acessar a Avenida Nisshinbo, façam o percurso de forma direta. Já quem vem da Avenida Nisshinbo, também poderá seguir à Rua Quintino Bocaiuva, sem a necessidade da parada obrigatória.

Rua Cesário Mota

Outra mudança que entra em vigor a partir do dia 19 será a inversão da Rua Cesário Mota, que passa a ter sentido centro-bairro. A medida é para facilitar o movimento do grande número de veículos que passam pelo local. Com a alteração, a Secretaria de Trânsito estima aumentar a segurança dos pedestres que circulam pelo local.

Dom Joaquim

Na Praça 9 de Julho (em frente à Unidade de Saúde “Genefredo Monteiro”), a Rua Dom Joaquim passará a ter sentido único no sentido centro-bairro, entre os trechos da Quintino até a Monsenhor Soares.