Itapetininga sediou a segunda edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa realizada no último sábado, dia 20, em alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência (21/09) e ao Dia do Atleta Paralímpico (22/09). Ao todo, o evento foi promovido simultaneamente nos 26 estados e no Distrito Federal.
Em Itapetininga, as atividades foram no Ginásio Poliesportivo do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) – Estação Cidadania, na Vila Hungria e contaram com aproximadamente 300 participantes. Esta foi a segunda edição do evento em 2025, que registrou 27.331 inscrições em 105 localidades do país. Do total de participantes, 25.833 têm entre 7 e 23 anos.
“Este é o primeiro passo que o futuro atleta, a criança com deficiência, dá. O Festival tem uma importância muito grande para o CPB, porque não é feito só em São Paulo, mas em mais de 100 cidades pelo Brasil no mesmo dia e horário. Começamos a fazer a inclusão desde cedo, algo que sempre foi uma grande preocupação do CPB”, explicou José Antônio Freire, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.
O festival oferece a crianças e adolescentes com e sem deficiência a oportunidade de vivenciar, de forma lúdica e recreativa, modalidades paralímpicas adaptadas, como atletismo, futebol para 5 (futebol de cegos) e voleibol sentado, entre outras atividades.
Os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar inúmeras modalidades, que possibilitam a participação de todos, de maneira inclusiva, trazendo muito aprendizado e promoção de saúde, por meio da prática esportiva.
Itapetininga vem se destacando no esporte paralímpico, onde muitos atletas da escola paralímpica são destaques nos eventos regionais e nacionais mostrando a força e superação.
A Escola de Educação Paralímpica de Itapetininga conta com uma equipe de 55 atletas tem o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e da Subsecretaria Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
As cinco unidades do Parada Jovem de Itapetininga, Ceprevi (Centro de Pesquisa e Reabilitação Visual de Itapetininga) e Deisa (Departamento de Educação Inclusiva e Suporte à Aprendizagem) também marcaram presença no Festival, que foi aberto ao público.
“Nós começamos esta iniciativa em 2018, com 48 núcleos. Hoje, já contamos com mais de cem. Com o Festival, expandimos o Movimento Paralímpico, porque, certamente, a criança que veio participar, junto com o seu responsável, percebeu o benefício que o esporte proporciona e viveu a alegria deste momento, em um evento que é um marco mundial”, detalhou Ramon Pereira, diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB.
De acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro, somadas, as duas edições do Festival Paralímpico Loterias Caixa realizadas em 2025 chegaram à marca de 54.809 inscritos, total 24,30% maior que o registrado no ano passado.