Giovanna Ricarte coleciona participações em Campeonatos Brasileiros, Estaduais e por dois anos consecutivos enfrentou adversários na modalidade de Damas nos Jogos Regionais de Itapetininga. Neste ano, na edição dos Jogos Regionais, a conquista foi o Bronze junto com a equipe. Agora, se prepara para a Etapa Estadual que será realizada em setembro, em Botucatu.
“Comecei a participar de damas por incentivo da minha mãe. Eu e minha irmã mais nova, Maria Jullia, não medimos esforços para aprender a técnica, aperfeiçoar e representar Itapetininga nos torneios”, disse Giovanna Ricarte Guimarães do Carmo, de 17 anos, estudante da Escola Estadual “Péricles Galvão”.
Giovanna é uma das alunas da modalidade, sob a coordenação do professor Marcos Ellerson Azevedo da Silva, na Sala de Damas e Xadrez que funciona na Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Itapetininga, do Ginásio Municipal “Ayrton Senna da Silva”. Já soma três anos que a jovem atleta de Itapetininga frequenta as aulas três vezes por semana.
“Uma jovem com muita resiliência. Giovanna tem a capacidade de superar desafios e aprende a todo momento. Ela compreende as regras fundamentais do jogo e está se saindo mais forte do que antes. Um talento de Itapetininga que vai despontar muito pela cidade”, destacou o professor Marcos.
Ainda de acordo com o professor Marcos, a prática da modalidade desenvolve várias habilidades como pensamento lógico, poder de atenção e concentração, imaginação, criatividade, cálculo, planejamento, paciência e claro, vontade de vencer.
Para quem pratica e gosta da modalidade, a damas é um jogo de tabuleiro de estratégia disputado entre dois jogadores. A meta é capturar ou imobilizar todas as peças do adversário.
No Brasil, existe a Confederação Brasileira de Damas (CBD), entidade responsável pela prática, organização, administração e desenvolvimento de damas, tanto na variante de 64 casas (brasileira) quanto na de 100 casas (internacional). Fundada em 23 de abril de 1967, a Confederação congrega as federações filiadas que atuam em todo o território brasileiro.
Ainda segundo o professor Marcos, os atletas de Itapetininga intensificaram os treinos, pois a Etapa Paulista de Damas está chegando. Será em setembro, na cidade de Botucatu. “Itapetininga será bem representada e nosso objetivo é a conquista. Para isso, é necessário muito o comprometimento e a disciplina”, enfatizou Marcos.