O Núcleo de Apoio à Produção Cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo segue mobilizando a população e os trabalhadores da cultura para a construção coletiva do Plano de Aplicação dos Recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
Ao longo do mês de agosto, serão realizadas novas escutas públicas, voltadas tanto a continuidade de diálogo com setores culturais específicos quanto a territórios descentralizados do município. O objetivo é garantir que as propostas e necessidades da comunidade local estejam no centro das decisões sobre os investimentos culturais que serão realizados com recursos advindos da lei de incentivo.
Os encontros são momentos de escuta ativa, diálogo e participação popular, conduzidas diretamente pela equipe técnica da Secretaria.
Escutas Setoriais:
Economia Criativa: dia 11 de agosto, às 19h;
Patrimônio Cultural, Memória e Identidade: dia 18 de agosto, às 19h;
Audiovisual: dia 19 de agosto, às 19h.
Local: Casa da Cultura – Rua Benjamin Constant, 327, centro
Essas escutas foram reabertas devido à grande demanda dos próprios setores culturais e com base na prorrogação do prazo pelo Ministério da Cultura, permitindo o aprofundamento das propostas e a ampliação da participação.
Escutas Territoriais – Distritos Rurais:
Distrito do Gramadinho – dia 14 de agosto, às 19h
Local: Fundo Social Casa das Artes - Rua Elias Jorge, 65, Distrito do Gramadinho.
A escuta é voltada à participação de agentes culturais, artistas, grupos organizados, lideranças comunitárias, representantes de escolas, igrejas, coletivos esportivos, artesãos e integrantes da cultura popular em geral. Qualquer morador ou moradora pode participar, mesmo que não atue diretamente como artista. São bem-vindas pessoas que contribuem com a realização de festas locais, que participam da vida cultural da comunidade, que tocam em grupos religiosos, que preservam tradições, produzem saberes ou simplesmente desejam compartilhar uma boa ideia para o bairro.
Por que participar?
A PNAB contempla uma grande diversidade de agentes culturais: formais ou informais, como artistas, mestres da cultura popular, artesãos, educadores culturais, músicos, coletivos, produtores, entre outros.
Ao participar das escutas, a população pode apresentar ideias, apontar necessidades e contribuir para que os recursos da Lei Aldir Blanc cheguem a quem realmente faz cultura nos territórios.
Para quem não puder participar presencialmente, ainda é possível contribuir preenchendo do FORMULÁRIO DE ESCUTA PÚBLICA:
Link: https://forms.gle/bqvYnjt8UzAyK58y7
A Secretaria de Cultura e Turismo agradece às mais de 80 pessoas que participaram das escutas realizadas no mês de junho e reforça o convite à comunidade: participe das próximas etapas e contribua para o fortalecimento da cultura em Itapetininga.