Cultura - Quinta-feira, 23 de Junho de 2016

Prefeitura inaugura CEU das Artes neste sábado

Espaço localizado entre os bairros Jardim Cambuí e Parque São Bento vai atender 10 bairros de Itapetininga

Prefeitura inaugura CEU das Artes neste sábado

O Centro das Artes e dos Esportes Unificados, o CEU das Artes, entre os bairros Jardim Cambuí e Parque São Bento, vai ser inaugurado no sábado, 25, às 10h30. O novo equipamento conta com espaços esportivos, Culturais e de assistência social para atendimento dos moradores dos bairros Cambuí, São Bento, Central Parque 4l, Jardim Bela Vista, Jardim Colombo, Parque São Bento, Vila Bandeirantes, Vila Carolina, Vila Nastri I, Vila Nastri II e Vila Sotemo. Três secretarias farão a gestão compartilhada do espaço, Promoção Social, Cultura e Turismo, e Esporte Lazer e Juventude.

Hiram Jr, Prefeito de Itapetininga, fala sobre o novo equipamento da cidade, “Estamos vivendo um momento único em Itapetininga e a chegada do CEU das Artes coroa tudo isso. Desde a nossa chegada à administração municipal, priorizamos essa obra e aceleramos os processos para que tudo ficasse pronto o mais rápido possível para a nossa população. Poder reunir no mesmo espaço, artes, esporte e educação é muito bonito”.

O investimento total da obra é de R$ 2,2 milhões. O espaço conta com 3 mil metros quadrados de estrutura física: quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground, pista de caminhada, salas, biblioteca, telecentro e um cineteatro/auditório.

“É um grande passo para o esporte itapetiningano. Aqui temos um espaço moldado para formar grandes atletas e grandes homens. Este equipamento fala a língua dos jovens, temos uma linda pista de skate que eles vão adorar”, salienta o Secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Osmar Thibes.

Na área de assistência social, o CEU vai contar com um centro de referência (CRAS), “O Cras do CEUS vai poder atuar em toda essa região e atender um número grande de famílias. Estamos reunindo aqui várias secretarias para dar todo o suporte social para a população que vai usufruir do local”, comenta Ivan de Paula, Secretário de Promoção Social.

A programação de inauguração vai contar com diversas atividades para a população. Vai ter confecção de brinquedos, quatro apresentações teatrais, pipoca e algodão doce para criançada e uma batalha de MCs que vai agitar a galera.

Maurício Herman, secretário de Cultura e Turismo explica a importância do CEU das artes para a cultura da cidade, “A chegada do CEU será de extrema importância para o fomento da nossa cultura. Ter no mesmo espaço biblioteca, telecentro e um cineteatro/auditório fará com que a população jovem atendida pelo CEUs tenha contato com o mundo da cultura. Além disso, é uma opção para que os nossas crianças e adolescentes não entrem no mundo das drogas e do álcool”.

O CEUs tem um modelo de gestão compartilhada com a sociedade. O Conselho Gestor do CEU das Artes, é composto por nove titulares, sendo três representantes da Prefeitura, três da sociedade civil e três representantes dos usuários, e seus respectivos suplentes. O mandato do conselho é de dois anos.

O Ceu das Artes fica na rua Rua Francisco Senger, 420 – Parque São Bento. A entrada é gratuita.