Educação - Terça-feira, 31 de Maio de 2016

EMEI no Tupy é inaugurada

Nova escola da Zona Rural itapetiningana conta com ótima estrutura e vai atender 130 crianças

EMEI no Tupy é inaugurada

A Prefeitura de Itapetininga inaugurou, nesta terça-feira, mais uma Unidade Escolar do Sistema Municipal de Ensino. A EMEI “Profª Esther Barsanti”, no distrito do Tupy. A nova escola atende 130 crianças de 6 meses a 5 anos, sendo berçário em período integral e dois períodos de pré-escola.

O prédio conta com 3 salas de aula mais berçário, todas com solarium, brinquedoteca, área administrativa, lactário, papódromo, almoxarifado, cozinha e pátio coberto. A secretária de Educação, Eliana Salles, comemorou mais uma inauguração.

“A alegria de poder entregar mais uma escola para a população é imensurável. Desta vez chegamos a Zona Rural de Itapetininga, com a EMEI  “Profª Esther Barsanti”. A obra ficou linda, vai atender 130 crianças em uma estrutura muito boa. O pessoal aqui do Tupy tem uma escola de primeira linha. De qualquer maneira, os trabalhos continuam, temos muito o que fazer ainda, mas estamos orgulhosos com o trabalho que vem sendo realizado até agora”.

Durante o dia os alunos tiveram uma série de atividades para comemorar a inauguração da nova escola. Teve contação de história organizada pela Biblioteca municipal, noções de trânsito e cidadania com a cidade mirim da Guarda Municipal, pipoca para criançada e muitas atividades lúdicas.

O evento também contou com a presença de várias autoridade municipais, além de mais de 200 pessoas entre pais, alunos e população.

Conheça a história da Professora Esther Barsanti

A professora Esther Barsanti nasceu em Itapetininga no dia 13 de maio de 1912, filha de construtor de casas Emílio Barsanti e de Quinta Lunardi Barsanti, ambos italianos de da cidade de Lucca. Esther cursou o primário, ginásio e o normal formando-se em 1933. Foi lecionar em escolas estaduais em Itaí e arredores. Efetivou-se e retornou para Itapetininga para lecionar no lendário Curso Primário Anexo à Escola Normal Peixoto Gomide. A famosa sala da 2ª série, da professora Esther Barsanti era uma das mais frequentadas pelos estagiários. No início do ano muitos pais torciam para que seus filhos fossem matriculados na classe da dona Esther, pois sabiam que seus filhos iriam ter todo carinho da mestra e amparo pedagógico o ano todo, visto que Esther Barsanti jamais abandonava, trabalhando junto a ele o tempo todo.