Cultura - Terça-feira, 24 de Maio de 2016

Conheça o Conselho Municipal de Cultura

Semanário inaugura um espaço dedicado as atividades de CMPC, importante órgão cultural do município

Conheça o Conselho Municipal de Cultura

O Semanário Municipal tem agora um espaço reservado para o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itapetininga. Aqui, você ficará sabendo sobre as atividades realizadas pelo Conselho junto à Secretaria de Cultura e Turismo, além de conhecer um pouco mais sobre o que está acontecendo no cenário cultural de nossa cidade.

CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA SE REÚNE

A noite da última terça-feira, dia 17, marcou mais uma reunião do Conselho Municipal de Política Cultural de Itapetininga. Esses encontros têm sido parte da rotina dos agentes culturais da cidade, sempre com o objetivo de debater temas de elevada importância para que a Cultura local possa ser protegida e desenvolvida da melhor maneira possível.

Mas, o que é o Conselho de Cultura?

O Conselho Municipal de Cultura é um órgão colegiado, de caráter deliberativo e consultivo, criado com o objetivo de garantir a participação social institucionalizada. Ele tem caráter permanente e está inserido no Sistema Municipal de Cultura de Itapetininga.

Na prática, isso significa que os membros do Conselho podem exercer fiscalização e controle sobre as ações públicas, ou seja, sobre os planos e orçamentos ligados à gestão da Cultura dentro do município.

Quem faz parte do Conselho?

O Conselho é composto por membros da sociedade civil e do poder público. Aqueles que trabalham na prefeitura são indicados pelo governo municipal. Já os integrantes da sociedade civil são eleitos, democraticamente, por meio de votação representativa, ou seja, aqueles que são interessados ou que fazem parte de um determinado segmento cultural elegem o seu representante no Conselho em uma assembleia.

Por exemplo: Os músicos e demais amantes da música interessados no tema se reúnem por meio de assembleia e definem com votação simples quem será o seu representante e o seu suplente para tratar das questões pertinentes ao seu segmento no Conselho.

Quanto tempo dura um mandato no Conselho e quando são realizadas essas eleições?

O mandato dos representantes tem dois anos de duração e é permitida uma reeleição. As últimas assembleias ocorreram no mês de agosto de 2015. Os mandatos valem, portanto, até agosto de 2017.

Os membros do Conselho são remunerados?

Não! Nenhum membro do Conselho é remunerado por sua participação. Ela é totalmente voluntária.

Quais são os segmentos culturais representados no Conselho Municipal de Cultura de Itapetininga?

Os segmentos que possuem representatividade diante do Conselho são: Artes Cênicas e Dança; Livro e Literatura; Cultura tradicional e Folclore; Distritos Rurais; Economia Criativa; Memória e Patrimônio; Artesanato; Música; Hip-Hop; Artes Plásticas e Audiovisuais; SESI – Itapetininga/SP:

As reuniões do Conselho são abertas à comunidade?

Sim! As reuniões do Conselho de Cultura são públicas e ocorrem em locais públicos abertos à população. Além de permitida, a participação de todos é incentivada, pois a representatividade só aumenta quando a sociedade está inserida nas questões que fazem parte do seu cotidiano.