A Guarda Civil Municipal de Itapetininga tem sido responsável, nos últimos anos, por uma atuação decisiva no apoio ao desmantelamento a grupos organizados no tráfico de entorpecentes.
O aparelhamento da corporação, com aquisição de armamentos, chegada de novas viaturas e aumento do efetivo em mais de 100% são alguns dos fatores que contribuem para que as estatísticas da GCM venham se destacando no município e em toda região, tornando-a referência para corporações de outras cidades.
Outro elemento determinante para o avanço das apreensões de drogas foi o Grupamento Especializado com Cães, conhecido popularmente como Canil da GCM. Graças aos investimentos, capacitação da equipe e um plantel com cães farejadores altamente treinados, desde a sua fundação, mais de 17 mil porções de entorpecentes foram apreendidas.
A resposta do Poder Público à criminalidade se traduz em números.
Nos primeiros meses de 2025, a GCM registrou 57 ocorrências com apreensão de entorpecentes. No mesmo período foram 19 registros de recuperação de veículos em geral, quase o dobro do total de 2024, quando a corporação contabilizou 10 recuperações. Neste caso, é importante destacar que entre a frota recuperada estão veículos de outras cidades e até, de outros Estados.
De acordo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em um comparativo entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano e de 2024, foram registradas quedas nos índices de furtos de veículos em 5,26%, roubos a veículos em 100% e roubos em geral em quase 30%.
A Guarda Civil Municipal registrou, somente no ano passado, mais de 12 mil ocorrências diversas, uma média superior a 32/dia. Destas, cerca de 25% resultaram em prisões em flagrante.
Atuando em parceria com as demais forças de segurança, a Secretaria Municipal de Segurança Pública reafirma seu compromisso com a proteção da sociedade e se mantêm à disposição da população através do telefone 153.