Cultura - Segunda-feira, 09 de Maio de 2016

Secretaria de Cultura cadastra artesãos na Sutaco

O credenciamento é gratuito e acontecerá durante todo o mês de maio

Secretaria de Cultura cadastra artesãos na Sutaco

A Secretaria de Cultura e Turismo de Itapetininga está realizando o cadastramento para emissão de Carteira de Identidade do Artesão, para credenciamento na Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades). O credenciamento será feito às terças e quintas-feiras, na própria secretaria, das 9h às 17h durante todo o mês de maio.

Para se inscrever, é necessário apresentar o original e a cópia dos seguintes documentos: RG (com no máximo 10 anos de emissão), CPF e comprovante de residência (que conste o CEP), além de uma foto 2x2 colorida, atual e sem uso. No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar também quatro peças prontas de sua autoria, podendo se cadastrar em até três técnicas de execução, levando  o material necessário para cada técnica.

Caso não seja possível executar a técnica no ato da inscrição por questão de maquinário, o candidato deve trazer duas peças: uma semi-acabada e outra finalizada. Se for necessário, pode requerer uma vista técnica no local da execução. Fotos também podem ser apresentadas, mas apenas como subsídio adicional para avaliação.

Funcionárias da Secretaria recebem treinamento para atendimento ao artesão

Para prestar toda a orientação necessária, a Secretaria de Cultura enviou três funcionárias para receberem treinamento e a cartilha de Treinamento de Agentes de Cooperação. Foi no dia 28 de abril, em são Paulo. Na ocasião, elas puderam se aprofundar nas diversas técnicas de artesanato, no serviço de atendimento e cadastramento do artesão, pontos da legislação federal sobre o tema e conhecimento sobre a Sutaco.

Andreia Rodrigues Silva, uma das funcionárias que participaram da capacitação, trouxe mais conhecimento após o curso. “Uma das coisas que aprendemos é que nem tudo é artesanato. Aprendemos os procedimentos legais para cadastramento e nos sentimos mais preparadas para orientar os artesãos”.

Qual o conceito de Artesanato?

Artesanato é toda atividade derivada de pessoal física, predominantemente manual de produção de um bem que requeira habilidade e criatividade pessoal, podendo ser utilizadas ferramentas e máquinas simples. Apresenta a criatividade do produtor, podendo ser identificada como peça única.

Conhecendo a Sutaco

A Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades é uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, que tem por objetivo a promoção, desenvolvimento, divulgação e fomento à comercialização de produtos artesanais, indicando um caminho para o trabalhador superar possíveis dificuldades econômicas.

O cadastramento na Sutaco dá ao trabalhador direito à comercialização regularizada de seus produtos, emissão de nota fiscal, acesso a microcrédito, orientação jurídica, ouvidoria e qualificação.