Um ano após sua inauguração, o Posto Municipal de Coleta de Sangue ““Dr. João Batista de Souza Camargo” vem cumprindo com louvor seu principal propósito: ajudar a salvar vidas.
Instalado em Itapetininga em 10 de abril do ano passado, a unidade coletou, até o momento, 2.640 bolsas de sangue. O número, mais que uma estatística, revela que aproximadamente 10.560 vidas podem ter sido salvas com um simples ato de generosidade e altruísmo, já que cada bolsa coletada pode beneficiar até quatro pessoas.
A expressão da solidariedade se materializa nos 1.900 doadores cadastrados no serviço que, agora, têm acesso facilitado à prática da empatia, podendo realizar sua doação no próprio município, sem grandes deslocamentos.
O Posto de Coleta de Sangue conta com 8 salas, distribuídas em mais de 130 metros quadrados, oferecendo toda a comodidade aos doadores de Itapetininga.
A iniciativa, inédita em Itapetininga, só se tornou possível graças a um Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Itapetininga e UNESP de Botucatu aprovado por unanimidade pela Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas daquele município. Durante todo o processo de implantação do serviço foram realizadas inúmeras visitas das equipes técnicas do Hemonúcleo da UNESP para inspeção e, posterior, parecer favorável na instalação.
Após coletado em Itapetininga, o sangue é enviado para o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu para processamento, testagem, armazenamento e destinação, obedecendo rigorosamente o Acordo de Cooperação firmado com a Prefeitura de Itapetininga e atendendo o que é pactuado na Política Nacional de Sangue, Componente e Hemoderivados estabelecida pelo Ministério da Saúde.
É importante destacar que a doação de sangue é um ato altruísta, porém anônimo. Seu consumo é diário e contínuo, já que a transfusão de sangue é necessária em diversas situações, tais como anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves.
Nos casos das bolsas coletadas no Posto Municipal de Coleta de Sangue, além de poderem ser mais uma opção a Itapetininga para intervenções de urgência e emergência do Hospital Dr. Léo Orsi Bernardes, os Hemocomponentes poderão, inclusive, atender pacientes itapetininganos em tratamento em outros centros de referência, expandindo ainda mais a rede de atendimento.
As coletas de bolsas de sangue no posto municipal são realizadas três vezes por semana, às terças, quartas e sextas, das 07h às 12h.
Para se cadastrar como doador, o interessado deve comparecer pessoalmente à rua Dr. Jorge Ozi, 692, no centro, munidos dos documentos pessoais e carteira de doador (caso já doador de sangue). O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 7h às 17h. As coletas são realizadas às terças, quartas e sextas, das 07h às 12h.
Mais informações: (15) 3273-5072 / (15) 99673-3676
E-mail: doesangue@itapetininga.sp.gov.br