Foi realizada no último dia 20 de fevereiro, a 11ª Conferência Municipal de Saúde em Itapetininga, encontro onde foram discutidas propostas e ações para implementação na saúde pública do município.
O encontro, realizado na sede de uma faculdade, reuniu dezenas de profissionais da área e membros da sociedade civil. Ao todo, 87 participantes puderam contribuir para a formulação de diretrizes para subsidiar a atualização do Plano Municipal de Saúde para o quadriênio 2026 a 2029.
A Conferência teve como tema: "Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia", e contou com os seguintes eixos temáticos:
EIXO I. Fortalecer a atenção primária, com vistas à universalização do acesso, à abrangência do cuidado integral, à promoção da saúde, à prevenção de doenças e aos agravos de saúde.
EIXO II. Garantir a oferta e o acesso às ações e serviços da Atenção Especializada, conforme as necessidades de saúde da população, promovendo a integralidade do cuidado.
EIXO III. Reduzir e controlar doenças e agravos passíveis de prevenção e controle, com enfoque na superação das desigualdades de acesso, regionais, sociais, de raça/etnia e gênero.
EIXO IV. Ampliar o acesso da população aos medicamentos, insumos estratégicos e serviços de saúde, qualificando a assistência farmacêutica, a rede de apoio estratégico e uso adequado do Sistema Único de Saúde, reduzindo as iniquidades.
EIXO V. Aprimorar o cuidado à saúde, fortalecendo a gestão do SUS, dos processos de trabalhos, da educação em saúde, e do controle social, intensificando a incorporação da inovação da saúde.