Trabalho e Desenvolvimento - Segunda-feira, 11 de Abril de 2016

Prefeitura firma acordo com Governo de São Paulo para recuperação de estradas rurais

Prefeitura

O governador Geraldo Alckmin reafirmou o compromisso do Governo paulista com o pequeno produtor e o agricultor familiar, ao assinar convênios com 32 municípios para recuperar 193,90 quilômetros de estradas rurais paulistas, por meio do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II – Acesso ao Mercado. O investimento total das obras é de R$ 11.179.260,45, sendo que 90% do total, o equivalente a R$ 10.061.334,29 serão financiados pelo Estado, por meio do Banco Mundial, com a contrapartida de 10% do valor pelos municípios.

As intervenções consistem, principalmente, na reabilitação de trechos críticos nas vias e na manutenção das estradas para agilizar o transporte da produção e facilitar o deslocamento dos agricultores.

Em Itapetininga, serão recuperadas 4,72Km de estrada, em um trecho que compreende 4 estradas da nossa zona rural. Este trecho foi escolhido pensando no escoamento do pequeno produtor rural, em acordo com a Associação dos Produtores do Rio Acima e Faixinal. A obra deve ser licitada ainda este mês.

Microbacias II

O Microbacias II é uma ação do Governo paulista, executada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio da Coordenadoria de Assistência Integral (Cati) e pela Secretaria do Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN).

De acordo com o coordenador da Cati, José Carlos Rossetti, o Estado tem proporcionado apoio ao produtor por meio da assistência técnica e extensão rural, mas também deve se preocupar em fornecer a infraestrutura adequada, o que se traduz na melhoria das estradas. “O Projeto Microbacias II complementa o trabalho de recuperação das estradas que é realizado pela Secretaria, por meio do Programa Melhor Caminho, e assegura o direito de ir e vir do produtor que precisa transportar a sua safra. E sabemos que são vários os prejuízos causados por uma estrada mal conservada, que influencia também no transporte escolar, no acesso às ambulâncias e no deslocamento da população”, explicou.

Produtividade e qualidade de vida

A recuperação das estradas pelo Microbacias II contribuirá não só para agilizar o escoamento da produção agropecuária, como também trará maior qualidade de vida às famílias que vivem na zona rural, conforme ressaltaram prefeitos e produtores que participaram da assinatura dos convênios.