Com forte projeção para 2025, o Sindicato Rural de Itapetininga mediante o convênio com o Sistema FAESP/SENAR-SP adota diversas abordagens com cursos e programas técnicos para promover a qualificação profissional no meio rural, com foco na melhoria da mão de obra e no fortalecimento do agronegócio. Busca empoderar os produtores e suas famílias por meio da educação prática e acessível, adaptada à realidade do campo. A aprendizagem contínua é aplicada com cursos que visam a atualização constante de suas habilidades, acompanham as inovações tecnológicas e de mercado.
A aprendizagem por meio da experiência prática é uma vertente, com foco em métodos que conectam o conhecimento à prática, por meio de vivências no campo. Os cursos contribuem para a profissionalização dos produtores rurais, agregando valor à produção e impulsionando o setor agropecuário.
Nesta semana iniciou-se, no dia 10 de fevereiro, o 1º módulo do PROGRAMA DE APICULTURA, realizado no Distrito Tupy, em Itapetininga, pelo instrutor Nivaldo Aparecido Bertelli. Este programa tem duração de 7 meses. Neste módulo em especial é instruído sobre a “Implantação de Apiário”, a preparação do apiário, localização e verificação das condições Ideais para a produção.
A escolha e preparação do local para o apiário são determinantes para o sucesso da apicultura. O curso detalha como selecionar a topografia, isolar o apiário de potenciais fontes de contaminação e garantir a disponibilidade de água e proteção contra formigas. O conhecimento sobre as condições climáticas locais e a importância da sombra também são aspectos tratados, pois influenciam diretamente no conforto das abelhas e, consequentemente, na produtividade do apiário.
O Sindicato Rural de Itapetininga entende que este curso tem sua grande importância por se tratar de um pilar estratégico para o fortalecimento da atividade apícola em Itapetininga, além de se fazer necessário a preservação do meio ambiente para obter a produção de mel de qualidade e a criação de abelhas saudáveis, como também traz reflexos positivos na economia local e nacional. O impacto da apicultura vai além da produção de mel e subprodutos, ela está intimamente ligada à polinização, o que contribui para a maior produtividade da lavoura, sustentabilidade ambiental, promoção e oportunidades de geração de emprego e renda, inovação pessoal e profissional, fortalecendo cada vez mais as pessoas que optaram pelo trabalho na atividade rural.
Conheça todos os cursos oferecidos pelo Sindicato Rural de Itapetininga pelo site www.sritapetinga.com.br/cursos. Faça a pré-inscrição e garanta a sua vaga para os próximos cursos. Mais informações pelo telefone 15 32371-0811 ou envie mensagens pelo WhatsApp diretamente par ao SENAR pelo número (15) 99663-0384. Siga as nossas redes sociais Facebook e Instagram (@sindicatoruraldeitapetiniga) e acompanhe as novidades e serviços.
Fonte: Sindicato Rural de Itapetininga