A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, inaugura no próximo domingo (16), às 8h, a Praça do Ciclista, localizada próxima à rotatória do início da av. Dr. Ciro de Albuquerque, iniciando também as atividades do Projeto Ciclorrotas Itapetininga, uma iniciativa das equipes de ciclismo e mountain bike (MTB) do município, com a parceria da Prefeitura.
Após a cerimônia de inauguração, os diversos grupos de ciclistas que já confirmaram presença realizarão um dos percursos da Ciclorrota, a Rota Verde Mato Seco.
Em virtude da inauguração e para segurança dos ciclistas, a alça da rotatória nas proximidades das Praças da Maçonaria e dos Ciclistas permanecerá temporariamente interditada.
Sobre o Projeto Ciclorrotas Itapetininga
O Projeto Ciclorrotas Itapetininga consiste em um conjunto de rotas de cicloturismo, abrangendo diversas áreas do município. Devido à grande quantidade de bairros e estradas rurais, foi possível mapear 18 rotas que se interligam, proporcionando aos ciclistas a oportunidade de explorar novas trilhas e admirar as belíssimas paisagens dos campos rurais.
O projeto tem como objetivo promover o cicloturismo e expandir a prática nas diversas regiões da cidade. Desenvolvido há mais de dois anos em colaboração com a Secretaria de Cultura e Turismo, a iniciativa contou com o apoio fundamental da vereadora Cristiane Cardena para a concretização desse projeto.
As rotas foram classificadas de acordo com a NBR ABNT 15509-2, levando em consideração os seguintes critérios:
- Grau de Severidade do Meio
- Orientação no Percurso
- Grau Técnico do Percurso
- Grau de Esforço Físico
Cada rota foi dividida em três níveis de dificuldade, sendo seis rotas em cada nível:
- Fácil – Rota Verde
- Médio – Rota Amarela
- Difícil – Rota Vermelha
Além disso, cada rota possui informações detalhadas sobre sua extensão e perfil altimétrico, essenciais para que os ciclistas possam se planejar adequadamente.
QR Code e Passaporte com as rotas
Para facilitar o acesso às informações sobre as rotas, foi desenvolvido a conexão com um aplicativo específico para ciclismo, disponível para acesso em QR Code em pontos de encontro conhecidos de Itapetininga, como a Marginal do Chá, a Lagoa Regina Freire e na própria Praça do Ciclista, localizada no início da Avenida Cyro Albuquerque, próxima à Praça da Maçonaria.
Além disso, foi criado um passaporte contendo todas as rotas e suas respectivas informações. Esse passaporte foi distribuído pelo Conselho Municipal de Turismo - COMTUR para os comerciantes localizados ao longo das rotas, com o intuito de divulgar o mapeamento e incentivar o turismo e o comércio local.
Incentivo ao Cicloturismo
O projeto Ciclorrotas Itapetininga representa um passo importante para o desenvolvimento do cicloturismo na cidade, promovendo a integração com a natureza e incentivando a economia local. Com a colaboração entre a comunidade, a Secretaria de Cultura e Turismo e o COMTUR, o projeto tende a crescer e se consolidar como uma referência para os amantes do ciclismo em todo o Brasil.
Confira abaixo o Passaporte das Rotas:
Ciclorrotas Itapetininga-SP