Departamento Técnico Pedagógico realiza avaliação de fluência leitora
Confira os detalhes
Em uma tarde com os gestores escolares para falar sobre a aprendizagem dos estudantes, o Departamento Técnico Pedagógico, reuniu-se na última terça-feira (11) com Diretores e Professores Coordenadores do Ensino Fundamental, para conversar sobre os resultados da avaliação de Fluência Leitora de Saída, obtidos ao final do ano letivo de 2024.
Na oportunidade foi destacado o crescimento da taxa de alunos leitores ao final do 2º ano e também alguns pontos que necessitam de atenção e intervenção para ampliar ainda mais o percentual de leitores ao final do 2º ano em 2026. Além disso, foram apresentadas aos gestores as ações necessárias para a aplicação da Avaliação de Fluência Leitora de Entrada/2025.
Para o departamento, é fundamental que haja o monitoramento do progresso dos alunos e a implementação de estratégias que possam ajudá-los a superar as dificuldades identificadas.
A Secretaria Municipal de Educação agradece a colaboração de todos os envolvidos e enseja que, neste ano, novos encontros sejam realizados para discutir novas estratégias a serem adotadas para ampliar ainda mais o desempenho dos alunos do sistema municipal de ensino.
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O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.