Itapetininga, por meio da Defesa Civil Municipal, foi reconhecida pelo Governo do Estado de São Paulo como Município Resiliente, premiação que avalia uma série de indicadores de gestão para a diminuição de risco e de desastres em seu território.
A premiação, desenvolvida pela Defesa Civil do Estado de SP, foi feita durante a abertura da Campanha SP Sempre Alerta - Operação Chuvas, realizada nesta quarta-feira (04), no Palácio dos Bandeirantes.
Por meio de uma série de indicadores de gestão, os municípios paulistas são avaliados na maneira como administram a redução de risco e de desastre em seu território, demonstrando, deste modo, o compromisso com a segurança e vida das pessoas.
Itapetininga foi selecionada entre os 76 municípios do Estado que receberam o certificado de destaque na Evolução Resiliência, graças à atuação da Defesa Civil Municipal.
O Coordenador de Proteção e Defesa Civil de Itapetininga, representou o chefe do Executivo durante a premiação, que também contou com as presenças do vice-Governador e do secretário Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, além de secretários de Estado de outras pastas, deputados Estaduais e Prefeitos de diversos municípios.
A premiação está ligada a Campanha Mundial " Construindo Cidades Resilientes 2030", iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do Escritório das Nações Unidas para redução de risco de desastre.
O programa, criado em 2019, preconiza os "Dez passos essenciais” que podem ser implementados pelos gestores públicos locais para a construção de cidades resilientes. Seu objetivo é estimular os municípios paulistas a adotarem políticas e ações de redução de risco de desastre e ampliarem o acesso a recursos para execução de obras, promoção de estudos de prevenção e aquisição de equipamentos.