O livro "Complexidade e Cultura em Edgar Morin", escrito por Maria do Rosario Silveira Porto e Ivan Fortunato, servidor do Instituto Federal de São Paulo - IFSP Campus Itapetininga, foi lançado recentemente pelas Edições Hipótese. A obra já está disponível para leitura online, proporcionando uma reflexão profunda sobre a teoria do filósofo francês Edgar Morin, com ênfase em dois conceitos centrais: complexidade e cultura.
O livro é composto por uma abordagem ensaística e está dividido em duas partes. A primeira delas explora a complexidade como uma guinada epistemológica, enquanto a segunda examina a cultura à luz do pensamento complexo. Os autores destacam que a obra reafirma a escolha pela complexidade como fundamento epistemológico, oferecendo uma alternativa aos reducionismos dos métodos pragmáticos e positivistas que, muitas vezes, limitam a compreensão dos fenômenos sociais e culturais.
A obra pode ser acessada online na biblioteca das Edições Hipótese ou diretamente pelo link:
https://drive.google.com/file/d/1V1yOQ8PkCLy_AJ2wzfm5gQrmlSAvA5sD/view
Sobre os autores:
Maria do Rosario Silveira Porto é uma pesquisadora dedicada à filosofia e teoria do conhecimento.
Ivan Fortunato é servidor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Itapetininga e contribui com importantes reflexões sobre educação e epistemologia.