Educação - Segunda-feira, 20 de Maio de 2013

Cultuando o Saber

Ler

Cultuando o Saber

A HORA DA ESTRELA (CLARICE LISPECTOR)

A hora da estrela é o registro da medíocre trajetória no Rio de Janeiro de uma alagoana de 19 anos, moradora de um quarto de pensão que divide com quatro balconistas das Lojas Americanas. Macabéa é moça raquítica, feia, solitária e morrinhenta, além de ser uma datilógrafa de segunda categoria. Alienada, sonsa, adora ouvir a Rádio Relógio, coleciona pequenos anúncios num álbum e gostaria de ser artista de cinema. Trata-se de uma jovem sem qualquer tipo de vida interior, sem futuro e com um passado inexpressivo, quase cretina.

Autora: Clarice Lispector (1920-1977) nasceu em Tchetchelnik na Ucrânia, no dia 10 de dezembro de 1920. Filha de família de origem judaica. Sua família veio para o Brasil em março de 1922, para a cidade de Maceió, Alagoas, onde morava Zaina, irmã de sua mãe.

VÁ A BIBLIOTECA: A Biblioteca Municipal de Itapetininga fica na rua Dr. Julio Prestes de Albuquerque, possui um acervo de aproximadamente 16.000 livros, entre livros técnicos, literatura, infantis, infanto-juvenis, revistas e jornais. Acesso livre a internet através de Wi-Fi. O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 8:30 as 22:00 horas e aos sábados das 09:00 as 18:00.

(MEDEIA) EURÍPEDES

Na mitologia grega,  Medeia era uma feiticeira conhecida por seus poderes mágicos, que poderiam ser usados para o bem e para o mal. A lenda entraria para a história, porém, como a da mãe que mata os próprios filhos por vingança a um homem que não a quer, protagonista na peça do dramaturgo grego Eurípides, escrita por volta do ano 430a.C.

Autora:  Eurípides nasceu, aproximadamente, em 480 a.C., em Salamina, foi um poeta trágico grego, do século V a.C., o mais jovem dos três grandes expoentes da tragédia grega clássica, que ressaltou em suas obras as agitações da alma humana e em especial a feminina. Medéia funde mitologia e realidade e tornou-se uma referência cultural sobre a vingança para a humanidade.