O Sindicato Rural de Itapetininga segue firme em suas ações representando a classe produtora rural, além dos serviços personalizados nas áreas contábeis, administrativas, jurídicas, entre outras atividades voltadas às necessidades do produtor(a).
O Sindicato Rural representa seus interesses em várias esferas do setor do agro, em convênio com à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo – FAESP e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR/SP, buscando continuamente o desenvolvimento e a otimização de processos produtivos e adoção de práticas sustentáveis por meio de fomentos voltados ao empreendedorismo rural.
O convênio com o sistema FAESP/SENAR-SP permite ao Sindicato Rural de Itapetininga realizar ações de formação profissional rural e de promoção social aos produtores e trabalhadores rurais, incluindo seus familiares, e conta nesta jornada com o apoio ativo da Prefeitura Municipal de Itapetininga, do SEBRAE, e outras empresas e instituições.
Mantendo a agenda de cursos repleta até dezembro deste ano, já permitiu que diversas pessoas de comunidades rurais tivessem garantidas em seu currículo, a formação profissional rural gratuita e de qualidade, com certificado que tem reconhecimento nacional.
Otimista com 2025, o Sindicato Rural de Itapetininga já está preparando o novo “Plano Anual de Trabalho -PAT” junto à FAESP/SENAR-SP, garantindo a continuidade de inúmeras ações voltadas para o crescimento do produtor(a) rural. Para se ter uma base dessas ações, somente no mês de outubro, 209 pessoas tiveram a oportunidade de ampliarem seus conhecimentos e se especializaram de forma prática em atividades reais executadas na rotina do campo. Aprimorar a mão-de-obra do setor contribui para o avanço do agronegócio e favorece a economia local.
Dos cursos aplicados nesta semana, dos dias 11 a 14 de novembro, destacam-se o de “Olericultura Básica - Compostagem”, ministrado pela instrutora Sônia Masumi Yamamoto, no espaço da Associação AMEIPAS – Vila Sotemo, “Psicultura – Cultivo de Tanques”, ministrado pelo instrutor Nivaldo Aparecido Bertelli, no bairro Chapada Grande, “Manutenção de Tratores Agrícolas”, ministrado pelo instrutor Vitor Roberto Palu Junqueira, no bairro Jardim Bela Vista, no espaço da empresa BELTREC. Tudo isso, além da continuidade do “Programa Jovem Agricultor do Futuro” que já está no oitavo módulo. Um programa projetado exclusivamente para jovens, objetivando capacita-los, especialmente aqueles que residem no meio rural para que possam assumir a liderança no campo e aplicar práticas modernas e sustentáveis na agricultura e pecuária garantindo renda e sequência da atividade familiar.
A importância do programa Jovem Agricultor do Futuro pode ser analisada sob diversos ângulos, especialmente no contexto atual do agronegócio brasileiro: a necessidade da formação de novos líderes no agro, adaptação às novas tecnologias e sustentabilidade, desenvolvimento regional e inclusão social, fortalecimento da competitividade do agro brasileiro. O programa JOVEM AGRICULTOR DO FUTURO representa um investimento estratégico no futuro do agronegócio, garantindo que as próximas gerações estejam preparadas para enfrentar os desafios do setor e formar jovens líderes comprometidos com o desenvolvimento das suas comunidades.
Para conhecer as ações do Sindicato Rural de Itapetininga e ficar por dentro de todas as atividades e novidades é só seguir as redes sociais Facebook e Instagram. Para informações institucionais, e outras, basta acessar o site www.sritapetininga.com.br ou enviar mensagem pelo WhatsApp 15 99828-1052.
Fonte: reprodução - Sindicato Rural de Itapetininga