Saúde - Quinta-feira, 17 de Outubro de 2024

Dia Nacional da Vacinação: a importância da imunização para a saúde pública

Dia Nacional da Vacinação: a importância da imunização para a saúde pública

Em alusão ao Dia Nacional da Vacinação, celebrado em 17 de outubro, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde, reforça a importância das vacinas como uma das estratégias mais eficazes para a prevenção de doenças. Nesta data, é essencial lembrar que a imunização protege as pessoas e contribui para a saúde coletiva, reduzindo a transmissão de doenças infecciosas e, consequentemente, o número de internações e óbitos.

O calendário vacinal anual preconizado pelo Ministério da Saúde inclui vacinas essenciais que devem ser administradas a diferentes grupos etários e que estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município. Entre as vacinas recomendadas estão:

Vacina BCG: Protege contra a tuberculose.

Vacina Hepatite B: Prevê a infecção pelo vírus da hepatite B.

Vacinas do calendário infantil: DTPa (difteria, tétano e coqueluche), VIP (poliomielite inativada), PVP (poliomielite oral), Hib (Haemophilus influenzae tipo b), MMR (sarampo, caxumba e rubéola) e outras.

Vacina HPV: Recomendada para adolescentes, protege contra o câncer de colo do útero.

Vacina Influenza: Indispensável para grupos de risco, especialmente durante o inverno.

Destaca-se também a continuidade da imunização contra a Covid e a dengue. É essencial que todos os grupos prioritários completem seu esquema vacinal e mantenham-se atualizados com as doses de reforço.

A Secretaria de Saúde reforça a todos para que procurem os postos de saúde e mantenham suas vacinas em dia. A imunização é um ato de cuidado e proteção.

Imagem sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável