Educação - Quinta-feira, 10 de Outubro de 2024

USCS abre inscrições para vestibular de Medicina em Itapetininga

USCS abre inscrições para vestibular de Medicina em Itapetininga

As provas ocorrem em 24/11. As aulas estão previstas para início em 3 de fevereiro de 2025.

Interessados em ingressar no curso de Medicina em Itapetininga no primeiro semestre de 2025 têm até o dia 28 de outubro para se inscrever e concorrer a uma vaga na Universidade de São Caetano do Sul (USCS) - campus Itapetininga. São 60 vagas na cidade, no campus localizado na Av. Dr. Ciro Albuquerque, nº 4750, no bairro do Taboãozinho, em Itapetininga-SP.

As provas ocorrem no dia 24 de novembro, das 14h às 19h. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da Fundação Vunesp (http://www.vunesp.com.br/).

O valor da taxa de inscrição é de R$ 350,00 por campus (o curso também é oferecido em São Caetano do Sul e São Paulo). Os resultados serão divulgados a partir das 16h do dia 18 de dezembro, no portal da Fundação Vunesp, quando terão início as matrículas da 1ª chamada. O edital com todas as informações sobre o processo seletivo pode ser acessado em http://www.vunesp.com.br/.

Cursando medicina na USCS, os estudantes já terão contato com o público desde o 1º semestre, atuando nas unidades de saúde do município, em estruturas hospitalares e realizando visitas domiciliares. O campus oferece infraestrutura moderna e equipamentos de última geração, como plataforma 3D de anatomia, simuladores de alta fidelidade, além de laboratórios como simulação realística, habilidades clínicas e de comunicação. A metodologia adotada é a TBL (Team Based Learning, ou Aprendizagem Baseada em Equipes).

O curso oferece ampla rede de campos de estágio, em mais de 60 locais de prática, em unidades de saúde de Itapetininga, Angatuba, Capão Bonito e Campina de Monte Alegre. Entre elas podemos citar o Hospital Dr. Léo Orsi Bernardes (HLOB), de Itapetininga; a Santa Casa de Capão Bonito; o Ambulatório Médico de Especialidades (AME); a Farmácia Municipal, o Departamento de Vigilância Epidemiológica; o Lar São Vicente de Paulo; o SAMU, entre outros.

Os cursos de Medicina da USCS funcionam em período integral, com duração de 12 semestres. Além do campus Itapetininga, o curso é oferecido em outros dois campi:

* Campus São Caetano-Centro: inaugurado em 2014, o curso formou sua primeira turma no final de 2019, está localizado na Rua Santo Antônio, nº 50, no bairro Centro, São Caetano do Sul, SP. É certificado como curso acreditado pelo Sistema de Acreditação das Escolas Médicas (SAEME), ligado ao Conselho Federal de Medicina - CFM. Aprovado como Sponsor Note do Wdoms (World Directory of Medical Schools), autoridade internacional que atesta a qualidade e a relevância dos programas médicos oferecidos pelas instituições de ensino superior de todo o mundo.

* Campus São Paulo-Bela Vista: inaugurado em 2016, está localizado na Rua Treze de Maio, nº 671, no bairro Bela Vista, São Paulo, SP. Também aprovado como Sponsor Note do Wdoms (World Directory of Medical Schools).

Caso o candidato tenha interesse em prestar o vestibular para mais de um campus, deve fazer uma inscrição para cada. O valor individual é de R$ 350,00, mas, caso se inscreva para os três campi, o valor total, que seria de R$ 1.050,00, é reduzido para R$ 700,00.

O curso de Medicina do campus Itapetininga teve início com sua primeira turma no 1º semestre de 2022. A instalação para o novo curso em Itapetininga foi aprovada, em plenária, no dia 3 de junho de 2020, pelo Conselho Estadual de Educação de São Paulo - CEE/SP. Além de Itapetininga, a universidade oferece 120 vagas em seus outros dois campi, em São Caetano do Sul (60 vagas) e São Paulo (60 vagas).

Sobre a USCS

Hoje, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) possui mais de 50 cursos de graduação (incluindo cursos a distância), além de especializações, por meio da pós-graduação lato sensu, em diversas áreas. Já na pós-graduação stricto sensu, a Universidade conta com os seguintes programas: Mestrado em Administração, Mestrado Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação, Mestrado Profissional em Direito, Mestrado Profissional em Educação, Mestrado Profissional em Inovação no Ensino Superior em Saúde, além de Doutorado e Pós-Doutorado em Administração.

(FOTOS: Ana Paula Lazari / USCS)

Imagem sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável