O envio de propostas está aberto e foi prorrogado até o dia 13 de outubro, às 23:59 e pode ser realizado por meio do portal oficial da Secretaria de Cultura e Turismo.
https://aldirblanc.itapetininga.sp.gov.br/
Os três importantes editais são voltados para o fomento e premiação de iniciativas culturais no município. Com o objetivo de incentivar a produção cultural local, promover ações de base comunitária e fortalecer os Pontos de Cultura, os editais oferecem oportunidades tanto para novos projetos quanto para a valorização de iniciativas já existentes.
Editais Abertos:
• Chamada Pública nº 15/2024 – Fomento de Ações Gerais e Periféricas
Destinado a projetos culturais diversos, abrangendo múltiplas linguagens artísticas como música, literatura, audiovisual, economia criativa, entre outras. Este edital também busca contemplar ações realizadas em regiões periféricas da cidade, promovendo a inclusão e a descentralização cultural.
• Chamada Pública nº 16/2024 – Fomento de Pontos de Cultura
Voltado para o fortalecimento dos Pontos de Cultura do município, este edital visa apoiar grupos e coletivos que já atuam no campo cultural, promovendo ações de base comunitária. As propostas incluem atividades contínuas que fortaleçam a cultura viva local.
• Chamada Pública nº 17/2024 – Premiação de Pontos de Cultura
Esta categoria tem como objetivo reconhecer e primar os Pontos de Cultura que se destacam em suas atuações no município, contribuindo para a valorização e preservação das tradições culturais de Itapetininga.
Oficinas
A Secretaria de cultura e Turismo, por meio do Núcleo de Apoio à Produção Cultural realizou nos meses de setembro e outubro uma série de oficinas voltadas a elaboração de projetos, Lei Cultura Viva, acessibilidade e Economia Criativa.
Plantões de dúvidas
Os próximos plantões tira-dúvidas acontecerão na Casa da Cultura nos seguintes dias:
10/10 – das 10:00h às 17:00h e das 19:00h às 21:00h
12/10 – das 10:00h às 16:00h
O que é?
A Política Nacional Aldir Blanc, instituída pela Lei nº 14.399, de 08 de julho de 2022, é uma política pública permanente e estruturante voltada ao fomento e desenvolvimento econômico do setor cultural.
Quem pode se inscrever?
Podem inscrever projetos em editais publicados pelos entes federativos e receber recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) trabalhadores(as) da cultura, entidades, pessoas físicas e jurídicas que atuem na produção, na difusão, na promoção, na preservação e na aquisição de bens, produtos ou serviços artísticos e culturais, inclusive, o patrimônio cultural material e imaterial.