Saúde - Sexta-feira, 05 de Julho de 2024

Prefeitura de Itapetininga inaugura Centro Municipal de Referência TEA em convênio com a APAE

A Prefeitura de Itapetininga inaugurou na manhã desta sexta-feira (05), o Centro Municipal de Referência TEA, mais conhecido como Casa TEA, um serviço especializado no atendimento a crianças e adolescentes, de 5 a 18 anos, com o Transtorno do Espectro Autista.

A instalação do novo serviço é resultado de um convênio assinado com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

A parceria foi firmada no dia 18 de junho, data que marca o Dia Mundial do Orgulho Autista e tem por objetivo ampliar ainda mais a atenção já prestada às crianças e adolescentes com o distúrbio do neurodesenvolvimento.

Participaram da cerimônia de inauguração o chefe do Executivo, da secretária de Saúde, do presidente Voluntário da APAE Itapetininga, da diretora da APAE Itapetininga e outros representantes da associação, de representantes do Legislativo; da coordenadora do novo serviço, além de membros de associações de pais e amigos dos autistas.

De acordo com o convênio, serão oferecidos no Centro Municipal de Referência TEA, serviços de habilitação e reabilitação de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, serviço social, psicologia, neuropsicologia, musicoterapia, terapia multissensorial, neuropediatria entre muitas outras terapias.

Nesta primeira etapa, a unidade realizará o acompanhamento de crianças e adolescentes com TEA, residentes em Itapetininga, e que ainda não sejam atendidas pela APAE.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a regulação de acesso será realizada exclusivamente pelo Centro Municipal de Reabilitação, mediante a utilização do Sistema de Regulação SISREG do DATASUS do Ministério da Saúde.

O Centro Municipal de Referência TEA fica localizado à rua Dom Stanislau, 652, na vila Aparecida.