Meio Ambiente - Segunda-feira, 01 de Julho de 2024

“Câmbio Verde” na vila Sônia troca quase 6,5 toneladas de recicláveis por alimentos em Itapetininga

A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, levou o programa “Câmbio Verde” à vila Sônia, no último sábado, dia 29. Em mais uma edição do programa foram recolhidas quase 6,5 toneladas de recicláveis. Ao todo, foram retirados do meio ambiente 6.472 kg de materiais. O material foi encaminhado para a Cooperita. Com o descarte correto, as pessoas trocaram artigos recicláveis por alimentos.

A novidade é que a partir das próximas edições a população também poderá fazer a troca de 1 litro de óleo de cozinha usado por uma barra de 200g de sabão ecológico biodegradável utilizado na limpeza doméstica.

O “Câmbio Verde” é uma proposta inédita na região que promove a consciência ambiental e o reaproveitamento de produtos inservíveis. O programa visa sensibilizar o cidadão sobre a importância de reciclar o lixo produzido na cidade e também levar alimentos às pessoas. O projeto consiste na troca de material reciclável limpo por um quilo de alimento. Além disso, esses artigos podem retornar para a indústria ou serem reutilizados em outros setores, prolongando os limitados recursos naturais.

Trabalhar conceitos ambientais, sociais e econômicos é algo bastante desafiador nos dias de hoje. Conforme a Secretaria do Meio Ambiente, cada edição bate recorde na quantidade de materiais coletados e alimentos trocados. A grande essência do programa vem disseminando na população o desejo de colaborar com o desenvolvimento ambiental do município, além de incentivar mudanças de hábitos e conhecimento do meio ambiente.

O projeto também envolve educação ambiental de maneira ativa ao ensinar a importância da coleta seletiva e promover a conscientização e a durabilidade e decomposição dos materiais recicláveis durante as palestras nas escolas. Muitas vezes são objetos jogados nas calçadas, no quintal ou esquecidos na casa e que poderiam acabar parando nas nascentes, lagos e ribeirões e até no Rio Itapetininga.

Para a troca de alimentos, os moradores levaram papéis, papelão, plásticos, vidros, garrafas PET e latinhas. Durante o evento, os integrantes da Cooperita também participaram do programa. Um caminhão identificado estava no local para o recolhimento dos materiais recicláveis.

Dengue e a questão sanitária

Além disso, a Prefeitura de Itapetininga avalia que o programa contribui para a pauta sanitária, pois impacta positivamente na redução de focos Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, pois a maioria dos materiais fica acumulada em locais abertos. Conforme os técnicos da saúde, em um único local, a fêmea do inseto chega a colocar mais de 100 ovos. Assim como a Dengue, a Chikungunya, Zika e Febre Amarela também são doenças transmitidas pelo mesmo mosquito.

Mais informações

Segundo a Prefeitura de Itapetininga, o “Câmbio Verde” desenvolve a questão socioambiental de forma prática, pois envolve palestra nas escolas e entidades. Para mais informações entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente por meio do e-mail: seama@itapetininga.sp.gov.br ou pelo (15) 99770-1298.