Cultura - Sexta-feira, 21 de Junho de 2024

Vem aí a 2ª Festa Tropeira de Itapetininga

Vem aí a 2ª Festa Tropeira de Itapetininga

De 23 a 28 de julho, o Recinto de Exposições “Acácio de Moraes Terra”, na Vila Asem, será palco da 2ª Festa Tropeira de Itapetininga. O evento, que tem a parceria da Prefeitura de Itapetininga, contará com apresentações culturais, provas de marcha, comidas típicas e venda de produtos regionais e comemora o Dia do Produtor Rural, celebrado no dia 28.

No dia 27 de julho, vai ter também o “Costelaço”, em prol da Apae de Itapetininga. Toda renda será revertida em prol da entidade.

A 2ª Festa Tropeira será realizada no Recinto de Exposições Acácio de Moraes Terra, na Avenida João Olímpio de Oliveira, 600, Vila Asem, em Itapetininga. A entrada é gratuita.

Essa é uma oportunidade de reviver a história e tradição dos tropeiros que tanto contribuíram para nossa região!

Tropeirismo em Itapetininga

Itapetininga se desenvolveu na esteira do tropeirismo. O local foi ponto de descanso dos tropeiros, que montavam ranchos e arraiais para o pouso, antes de seguirem em direção ao Sul.

O primeiro núcleo de tropeiros na região de Itapetininga surgiu em 1724, quando descobriu-se que o pasto no local era abundante e a terra fértil para o plantio. A estes fatores somou-se a distância da vila de Sorocaba - doze léguas - que correspondia a uma jornada de tropa solta. Por volta de 1760, um grupo de portugueses, chefiado por Domingos José Vieira, deixou o primeiro núcleo (bairro do Porto) e formou outro em um local alto e circundado por dois ribeirões.

Nessa época houve uma disputa entre os dois núcleos que queriam ser elevados à condição de vila. Resultado: em 17 de abril Simão Barbosa Franco foi nomeado para fundar a administrar o novo povoado, cabendo a ele a escolha do núcleo principal. Historiadores contam que uma mula ruana, marchadeira, ofertada como presente a Simão Barbosa, garantiu a vitória de Domingos José Vieira.

A vila de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga foi oficialmente criada no dia 5 de novembro de 1770, quando foi celebrada uma missa solene pelo vigário da nova paróquia, padre Inácio de Araújo Ferreira. É nessa data que convencionou-se comemorar o aniversário da cidade, que mais tarde ficou conhecida como Itapetininga.