Saúde - Sexta-feira, 14 de Junho de 2024

Prorrogada vacinação contra a paralisia infantil até o final de junho

Prorrogada vacinação contra a paralisia infantil até o final de junho

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite foi prorrogada até o final de junho. O público-alvo são as crianças de 1 a 4 anos. Já as menores de 1 ano, será avaliada a situação vacinal, iniciando ou completando a caderneta de acordo com a idade. A vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde de Itapetininga, de segunda a sexta-feira, de acordo com o horário de funcionamento de cada unidade.

A poliomielite, doença infectocontagiosa aguda, é caracterizada pela contaminação pelo poliovírus que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível, em casos graves podendo evoluir a óbito, sendo a vacinação a principal forma de prevenção. A pólio está eliminada no Brasil desde 1989 e em São Paulo desde 1988. O ato fez com que o país recebesse a certificação de área livre da doença em 1994.

Quais os sintomas da doença?

A maioria das pessoas infectadas não manifesta sintomas ou apresenta poucos sintomas, similares a outras doenças virais, como:

* Febre

* Mal-estar

* Dor de cabeça

* Dor de garganta e no corpo

* ⁠Sintomas gastrointestinais (náuseas e vômitos)

* Constipação (prisão de ventre)

* Espasmos

* Rigidez na nuca

* Meningite

*Nas formas mais graves instala-se a flacidez muscular, que afeta, em regra, um dos membros inferiores