Saúde - Sexta-feira, 14 de Junho de 2024

Vacina contra gripe está disponível em todas unidades de saúde de Itapetininga

Vacina contra gripe está disponível em todas unidades de saúde de Itapetininga

A vacinação contra a gripe para toda a população acima dos 6 meses de idade está disponível em todas as unidades de saúde em Itapetininga. O objetivo é aumentar a cobertura contra a influenza.

Considerada a forma de prevenção mais eficaz contra o vírus da influenza, responsável pelas infecções respiratórias, a vacinação evita complicações e o agravamento da doença. Gripes e resfriados, se não tratados adequadamente, podem evoluir para uma infecção local ou das vias respiratórias, e até mesmo pneumonia.

O inverno tem início na próxima semana, dia 21 de junho, e é o período que favorece o aumento dos casos de gripe e suas complicações.

Mesmo com a ampliação para todas as pessoas acima de 6 meses, o Ministério da Saúde ressalta a importância de proteger os grupos mais vulneráveis como idosos, gestantes, puérperas, crianças menores de cinco anos e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais. Dentro deste público alvo, a cobertura vacinal está em 40,8% no município, o equivalente a quase 30 mil pessoas.

Para se vacinar basta procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e apresentar um documento pessoal e carteirinha de vacinação (se possuir). A vacina está disponível de segunda a sexta-feira, de acordo com o horário de funcionamento de cada unidade.