Saúde - Quinta-feira, 13 de Junho de 2024

Junho Vermelho reforça importância da doação de sangue

Junho Vermelho reforça importância da doação de sangue

O mês de junho é marcado pela campanha “Junho Vermelho”, com o dia 14 celebrado como o Dia Mundial do Doador de Sangue, data em que se busca conscientizar a população sobre a importância da doação. Itapetininga tem muito a comemorar. Após 12 anos, o ano de 2024 consolida a instalação do Posto de Coleta Municipal de Sangue na cidade.

As atividades tiveram início no dia 28 de maio. Desde então, até o dia 11 de junho, foram coletadas 120 bolsas, que podem salvar, no mínimo, 480 vidas.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o objetivo é coletar até 20 bolsas de sangue por dia. Quem tiver interesse em se tornar um doador deve fazer agendamento prévio. As coletas de sangue são realizadas às terças, quartas e sextas-feiras, das 7h às 12h. Os agendamentos podem ser feitos presencialmente no Posto de Coleta, que fica à rua Dr. Jorge Ozi, 692, na área central, ou pelo (15) 99673-3676, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

O sangue é essencial para tratamentos e intervenções urgentes e pode ajudar pacientes que sofrem de condições com risco de vida, além de apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos.

A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação ocorre imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml. É pouco para quem doa e muito para quem precisa!