Saúde - Quinta-feira, 23 de Maio de 2024

Posto Municipal de Coleta de Sangue de Itapetininga inicia doações na próxima terça-feira, dia 28

Inaugurado no último mês, o Posto Municipal de Coleta de Sangue “Dr. João Batista de Souza Camargo”, inicia na próxima terça-feira (28), as coletas de bolsas de sangue para os doadores já cadastrados e agendados pelo serviço.

As doações começam após uma fase inicial de cadastramento dos futuros doadores e da capacitação técnica exigida aos profissionais que irão atuar diretamente no processo de coleta das bolsas de sangue.

Neste primeiro momento, as coletas de sangue serão realizadas às terças, quartas e sextas-feiras, das 7h às 12h, com agendamento prévio dos doadores já cadastrados.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a expectativa é de que sejam coletadas 20 bolsas de sangue por dia.

Após coletadas em Itapetininga, as bolsas de sangue serão enviadas para o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu para processamento, testagem, armazenamento e destinação, obedecendo rigorosamente o Acordo de Cooperação firmado com a Prefeitura de Itapetininga e atendendo o que é pactuado na Política Nacional de Sangue, Componente e Hemoderivados estabelecida pelo Ministério da Saúde.

As bolsas coletadas no Posto Municipal de Coleta de Sangue, além de poderem ser mais uma opção a Itapetininga, poderão, inclusive, atender pacientes itapetininganos em urgência e emergência ou em tratamento outros centros de referência, expandindo ainda mais a rede de atendimento. Em 2023, 1826 pacientes itapetininganos foram atendidos nos centros de referência de Jaú, Botucatu e Bauru. Já em 2024, até o mês de março, foram 406 pacientes atendidos nos hospitais referenciados.

Cadastros para novos doadores continuam

O Posto Municipal de Coleta de Sangue segue com o cadastramento para os futuros doadores de sangue.

Para se cadastrar o interessado deve comparecer pessoalmente à rua Dr. Jorge Ozi, 692, no centro, munido dos documentos pessoais e carteira de doador (caso já doador de sangue) ou entrar em contato pelo (15) 99673-3676. O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 7h às 17h (exceto feriados).

Requisitos básicos para a doação de sangue:

- Estar em boas condições de saúde;

- Ter entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido até aos 60 anos, menores de 18 anos com o termo de autorização de responsável);

- Pesar, no mínimo, 50 kg;

- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas);

- Estar alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 4 horas antes da coleta);

- Não ter ingerido álcool nas últimas 12 horas;

- Apresentar documento com foto.

Principais impedimentos para doação de sangue:

- Hepatite após os 11 anos de idade;

- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatite B e C, AIDS (vírus HIV)

- Doenças associadas aos vírus HTLV 1 e 2

- Doença de Chagas