Educação - Quinta-feira, 23 de Maio de 2024

Itapetininga supera média nacional no índice de alfabetização, segundo IBGE

Itapetininga supera média nacional no índice de alfabetização, segundo IBGE

Itapetininga atingiu a marca de 96,87%, 123.714 pessoas alfabetizadas, de acordo com dados do censo do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgados neste mês. O percentual é superior à média nacional de 93% e próximo ao número do Estado de São Paulo de 96,89%.

A pesquisa do IBGE dividiu os dados de acordo com a idade. O maior índice em nossa cidade é de 15 a 24 anos com 99,2% de alfabetizados. Em seguida, de 25 a 44 anos com 98,9% de alfabetizados.

Itapetininga registrou em 2022, a 5ª população mais alfabetizada da sub-região metropolitana de Sorocaba. Com a taxa de 96,87% de alfabetização, a cidade apresenta um aumento em relação ao ano de 2010, quando o percentual registrado foi de 95,5%.

Já a taxa de analfabetismo na cidade é 3,13%, menor que a média do Brasil que ficou em 7% em 2022. Ou seja, o número de analfabetos no município é menor que a média nacional.

A gestão da secretaria de Educação citou a Constituição Federal que garante a Educação como direito de todos os cidadãos brasileiros sendo dever do Estado e da família.

A LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, institui que os municípios deverão oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, com prioridade o ensino fundamental.

A alfabetização na idade certa é fundamental para que as nossas crianças consigam seguir sua vida com sucesso. Ao final do 2º ano, devem dominar as habilidades de leitura e escrita previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O motivo para essa preocupação em garantir essas habilidades neste ponto inicial da trajetória escolar é simples: sem elas, todo o aprendizado escolar dos anos seguintes, em todas as áreas de conhecimento, é prejudicado. Crianças e adolescentes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, como mostram inúmeros estudos, sofrem os efeitos negativos dessas defasagens por toda sua jornada escolar - resultando no aumento de distorções idade-série, perda de interesse pela escola, evasão e reforço de desigualdades e exclusões educacionais e socioeconômicas. As consequências também chegam à vida adulta, pois pesquisas indicam que um indivíduo alfabetizado alcança um índice de 77% em uma escala de qualidade de vida, enquanto um não alfabetizado alcança 43%. No Sistema Municipal de Itapetininga, o cenário da alfabetização vem avançando gradativamente e em 2023 recebeu premiação do Governo do Estado de São Paulo como Destaque no Crescimento Alfabetização. O município adere aos programas estadual e federal para alavancar a alfabetização e garantir que todas as crianças se alfabetizem na idade certa.

Índice de alfabetização em Itapetininga

2022: 96,87%