Esportes e Recreação - Terça-feira, 23 de Abril de 2024

Bocha paralímpica de Itapetininga é bronze no 3º Campeonato Brasileiro de Jovens

As atletas de Bocha da Escola Paralímpica de Itapetininga, Nataxa Aparecida de Andrade e Noeli Aparecida de Andrade (calheira), representaram a cidade no 3º Campeonato Brasileiro de Jovens, realizado pelo Sesc PR, na cidade de Curitiba.

Na sexta-feira, dia 19, Nataxa disputou uma vaga para a Final com Luiza Vitória Alves da Silva, de São José dos Campos, mas perdeu. Já no sábado, Nataxa enfrentou Sara Vitória Gomes Dias, e cravou a vitória por 9x1, conquistando o bronze do Campeonato.

O Campeonato Brasileiro de Jovens aconteceu de 15 a 21 de abril, e reúne mais de 70 atletas de 17 estados, com idades entre 13 a 21 anos.

A cerimônia de encerramento e entrega de prêmios aconteceu no sábado, dia 20, no Sesc Curitiba, com a atleta Itapetininga Nataxa subindo ao pódio.

A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, parabeniza às atletas paralímpicas e agradece pela representatividade, que leva o nome do município para todo Brasil. Vale ressaltar que as atletas são coordenadas pela Prof. Eunice Lima, da Escola Paralímpica de Itapetininga.

Sobre a Bocha Paralímpica

A bocha exige técnicas e táticas adequadas dos atletas para vencer a disputa e é uma modalidade que auxilia em proporcionar novas oportunidades para pessoas com grau severo de comprometimento motor e/ou múltiplo.

Os atletas utilizam cadeiras de rodas e seu objetivo é lançar 12 bolas coloridas (azuis e vermelhas) o mais próximo possível de uma bola branca (chamada de "jack" ou "bolim"). É permitido o uso das mãos, dos pés, de instrumentos de auxílio e até mesmo a assistência de ajudantes, especialmente para os atletas com maior comprometimento motor.

Fotos crédito: Grazie Batista/ ANDE