Esportes e Recreação - Quarta-feira, 03 de Abril de 2024

1º Festival Tritapê será no próximo domingo no Clube dos Bancários

1º Festival Tritapê será no próximo domingo no Clube dos Bancários

A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, vai realizar no próximo domingo, dia 7, o 1º Festival Tritapê.

Este será um campeonato de Triathlon pioneiro em Itapetininga, depois de muitos anos com provas avulsas, a modalidade recebe um novo formato de competição. Serão três etapas ao longo da temporada de 2024, que computarão pontos para a classificação final, coroando os campeões e formando o Ranking Municipal.

O evento terá início às 6h30, com saída no Clube dos Bancários. Para se inscrever, os interessados deverão acessar o link:

Serão 3 etapas, 3 modalidades e 3 sedes diferentes.

As distâncias das provas seguirão os padrões Associação Internacional de Triathlon (ITU, International Triathlon Union), no formato sprint, que são 750 metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e 5 quilômetros de corrida.

O Triathlon surgiu em San Diego, nos Estados Unidos, em 1974, em um clube de atletismo que, ao dar férias aos seus atletas, passava planilha de treinamentos para que eles “descansassem” um pouco de treinos e competições. Ao voltar das férias, os treinadores faziam testes com seus atletas para saberem se realmente eles tinham cumprido a planilha.

O teste consistia em nadar 500m, pedalar 12km e correr 5km, mas os atletas gostaram tanto da brincadeira que pediram para os treinadores repetirem a dose nas férias seguintes.

A modalidade chegou ao Brasil em 1981 e a primeira competição oficial aconteceu em 1983, no Rio de Janeiro. Sua estreia no programa olímpico ocorreu no ano de 2000 em Sydney, já no formato atual de 1.500m de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida.

Atualmente, é praticado por mais de 1 milhão de pessoas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 997424248.