Saúde - Segunda-feira, 18 de Março de 2024

Megamutirão contra a dengue remove 332 toneladas de resíduos na vila Mazzei e Residencial Nascentes, em Itapetininga

A Prefeitura de Itapetininga retirou 332 toneladas de resíduos inservíveis da vila Mazzei e Residencial Nascentes, no sábado e domingo, dias 16 e 17 de março, durante o Megamutirão contra a Dengue. Os locais, conforme os técnicos da secretaria de Saúde, tinham potencial para se tornarem criadouros de Aedes e abrigo para animais peçonhentos, como aranhas e escorpiões.

Foram feitas 43 viagens de caminhões para retirar os materiais. No total, as equipes de saúde inspecionaram 1.448 imóveis realizando a inspeção a possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti. O trabalho tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de se eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika e orientar os moradores sobre as ações de prevenção ao surgimento de focos de proliferação e sobre o descarte correto de materiais que possam acumular água.

Além da Secretaria de Saúde, com a atuação das equipes de Controle de Vetores, Controle de Zoonoses e Vigilância Epidemiológica, a ação também contou com a colaboração das secretarias de Serviços Públicos, Obras, da Defesa Civil Municipal e da Cooperita, que selecionou os materiais recicláveis para aproveitamento da cooperativa. Participam dos mutirões aproximadamente 80 profissionais, entre eles agentes, supervisores, motoristas e coordenadores.

Em 2023, foram realizados 16 Mutirões contra a Dengue, tanto nas áreas urbanas como rural com 838 toneladas de materiais recolhidos. Em 2024, no primeiro mutirão realizado nas vilas Reis, Regina e Hungria, 304 toneladas de resíduos inservíveis foram retiradas.