Governo - Quinta-feira, 14 de Março de 2024

Dia Nacional dos Animais é marcado por aumento de 15% nos atendimentos do “Ambulatório Pet” em Itapetininga

Nesta quinta-feira (14) é celebrado o Dia Nacional dos Animais. A data, criada em 2005, chama atenção para os seus direitos e traz à tona temas importantes para a saúde animal como a posse responsável, oferecer condições dignas para animal, com alimentação, água e abrigo, mas principalmente, despertar a consciência sobre os cuidados e respeito com os quais os animais devem tratados.

Pensando nisso, desde agosto 2020, Itapetininga conta com um serviço municipal voltado à atenção animal de famílias em situação de vulnerabilidade. O Ambulatório Municipal Pet (AMP), clínica municipal de atenção médica veterinária para cães e gatos integra o projeto da Subsecretaria do Departamento da Defesa Animal da Prefeitura de Itapetininga. O posto funciona junto ao setor de Controle de Zoonoses, à avenida professor Francisco Válio, 925, no centro.

De acordo com a prefeitura, o serviço é pioneiro na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) e uma das primeiras no interior paulista.

Durante todo o ano de 2023, o Ambulatório Pet realizou 4.647 atendimentos para cães e gatos, 14,7% a mais que em 2022, quando o serviço de saúde animal fez 4.050 atendimentos.

Na unidade são realizadas consultas para cães e gatos e oferecidas orientações aos tutores sobre cuidados, higiene e prevenção de doenças. A unidade funciona como um posto de saúde em que o atendimento é agendado pelo WhatsApp (15) 99607-2821 ou pelo telefone (15) 3373-6043. O local está voltado para os animais de estimação de famílias de baixa renda, inscritas em programas sociais, como CRAS e CREAS.

Também, entre os atendimentos, são realizados aplicação de medicações, coleta para exames, curativos, vacina antirrábica, soroterapia, castrações e informação e orientação sobre a posse responsável de animais. Os agendamentos podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. (exceto aos feriados).

Mutirão de Castração

Em outubro do ano passado, por meio de um convênio assinado com a União Internacional Protetora dos Animais (UIPA), foi realizado um Mutirão de Castração para tutores já cadastrados. Ao todo estão previstas mais de 1.200 castrações gratuitas em Itapetininga. Os recursos foram obtidos graças à uma emenda federal no valor de R$ 300 mil. Além do procedimento, os tutores dos animais também receberam os medicamentos pós-cirúrgicos gratuitamente.

Serviço

Endereço do Ambulatório Municipal Pet: Rua Francisco Válio, 925, junto ao Setor de Controle de Zoonoses, Centro.

Público: cães e gatos de famílias de baixa renda, inscritas em programas sociais, como CRAS e CREAS.

Documentos: Foto, CPF, comprovante de endereço e comprovante de baixa renda, como cartão Bolsa Família ou que apresente o Número Identificação Social (NIS).

Fones: Agendamento por WhatsApp (15) 99607-2821 ou (15) 3373-6043, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h (excetos aos feriados).