Promoção Social - Quarta-feira, 13 de Março de 2024

“Caminhada no Paço” traz proposta de atividade ao ar livre para frequentadores do Espaço da Melhor Idade em Itapetininga

Chegar à terceira idade esbanjando saúde e disposição no dia a dia é o grande objetivo das pessoas com mais de 60 anos e a prática regular de caminhadas é uma das responsáveis para se alcançar esse resultado.

Pensando nisso, o Espaço da Mulher Idade, serviço voltado ao atendimento do público idoso em Itapetininga e vinculado à Secretaria de Promoção Social, passa a incorporar, a partir desta quinta-feira (14), o “Projeto Caminhada no Paço”, onde seus frequentadores terão a oportunidade de praticar a modalidade ao ar livre, na Praça dos Três Poderes, nas proximidades do Paço Municipal. Os encontros serão realizados semanalmente, às quintas-feiras, a partir das 7h.

A caminhada, além de proporcionar bem-estar e melhor qualidade de vida, é uma importante aliada contra o sedentarismo e, se praticada em grupos pode, ainda, estimular a socialização e troca de experiências, aumentando a motivação, gerando mais comprometimento e ampliando os vínculos de amizade.

BENEFÍCIOS DA CAMINHADA AOS IDOSOS

Menores chances de problemas cardíacos

Esse exercício promove uma melhora na circulação do sangue e, por consequência, diminui as chances de doenças cardiovasculares

Uma caminhada em um ritmo moderado e com duração de 40 minutos, por exemplo, pode manter os níveis da pressão arterial dentro da normalidade, reduzir os índices de açúcar e colesterol no sangue, além de melhorar a capacidade pulmonar.

Fortalecimento dos ossos e articulações

Ela também fortalece os ossos e as articulações. A maioria das pessoas com mais de 60 anos sofrem com algum tipo de problema ósseo ou sentem dores constantes nas articulações, o que se revela um verdadeiro transtorno no dia a dia, pois dificulta a locomoção e limita a autonomia.

Fazer caminhadas constantes pode deixar os ossos e articulações mais fortes, já que é um exercício de baixíssimo impacto. Quando a ossatura e as articulações do idoso estão mais fortalecidas, ele pode sentir muito mais segurança em fazer o que gosta no dia a dia.

Melhora considerável do equilíbrio e da disposição

Fazer caminhadas pode promover uma melhora em todo o equilíbrio do idoso, o que ajuda a prevenir as quedas e acidentes na terceira idade, bastante comuns nesta faixa etária.

Além disso, fazer caminhadas matinais ou no final da tarde também pode dar muito mais disposição para o idoso no dia a dia. Essa atividade libera substâncias responsáveis por aumentar a sensação de prazer em nosso cérebro, como a serotonina e a endorfina, e tudo isso se traduz em mais disposição no cotidiano.

Melhora a qualidade do sono

A prática de exercícios aeróbicos, como a caminhada, pode melhorar a qualidade do sono do idoso. Como essa atividade promove mais bem-estar e traz uma agradável sensação de prazer, o sono costuma ser bem mais reparador e profundo, o que contribui para um descanso noturno mais efetivo e mais disposição no dia seguinte.

Evita o ganho de peso

A caminhada, além de todos os benefícios citados acima, também ajuda a evitar o ganho de peso. Esse hábito simples se traduz em menos chances de problemas de saúde, como o colesterol, por exemplo, na rotina do idoso.

Para se ter uma ideia, o gasto calórico de 1 hora de caminhada em um ritmo mais lento pode chegar a 240 kcal/hora, contribuindo muito para evitar o sobrepeso.

A saúde mental agradece

A prática dessa atividade faz muito bem para o corpo e para a mente. Além disso, a caminhada estimula a socialização do idoso, que pode se exercitar com outras pessoas. Além de ser divertido, também é uma excelente maneira de reduzir sintomas da ansiedade, solidão e depressão na terceira idade, comuns entre os idosos.