Esportes e Recreação - Quarta-feira, 06 de Março de 2024

Atletas de Itapetininga participam da 1ª Etapa Estadual de Badminton

Atletas de Itapetininga participam da 1ª Etapa Estadual de Badminton

A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, tem levado atletas para participar de diversos eventos regionais e estaduais.

A equipe de Badminton de Itapetininga representará o município na 1ª Etapa Estadual de Badminton. A competição acontecerá no Ginásio Poliesportivo de São Bernardo do Campo, nos dias 9 e 10 deste mês, próximo fim de semana.

Itapetininga estará em quadra com 6 categorias: sub 09, sub 11, sub 13, sub 15, sub 17 e sub 19.

Os atletas são coordenados pela professora Leiko Konno e pela auxiliar técnica Letícia Konno.

As equipes feminina e masculina de Badminton de Itapetininga, subiram ao pódio no 1º Lugar nos Jogos Regionais do Estado de São Paulo, em 2023.

O Badminton de Itapetininga sagrou-se é Pentacampeão dos Jogos Regionais conquistando títulos em 2017, 2018, 2019 e 2022. E ainda foi campeão dos Jogos Abertos de 2017.

Sobre o Badminton

O badminton é um esporte que oferece uma série de benefícios importantes para os atletas, tanto física quanto mentalmente. Aqui estão algumas das razões pelas quais o badminton é importante para os atletas:

1.   Melhora da aptidão física: O badminton é um esporte altamente aeróbico que exige movimentos rápidos e explosivos, o que ajuda a melhorar a resistência cardiovascular, a força muscular, a agilidade e a coordenação.

2.   Desenvolvimento da habilidade motora: Jogar badminton envolve uma série de habilidades motoras finas e grossas, como saltar, correr, girar, rebater e pegar, o que contribui para o desenvolvimento motor e aprimoramento da destreza.

3.   Trabalho em equipe: Em competições de duplas, os jogadores aprendem a trabalhar em equipe, desenvolvendo comunicação, cooperação e estratégias para vencer o jogo.

4.   Melhoria da concentração e foco: O badminton requer alta concentração e foco, pois os jogadores precisam estar atentos aos movimentos do oponente, antecipar jogadas e reagir rapidamente às mudanças no jogo.

5.   Gestão do estresse: Participar de competições de badminton pode ajudar os atletas a aprender a lidar com o estresse e a pressão, desenvolvendo habilidades de controle emocional e resiliência.

6.   Promoção da saúde mental: Assim como outros esportes, o badminton pode contribuir para o bem-estar mental dos atletas, proporcionando uma saída para o estresse, aumentando a autoestima e promovendo sentimentos de realização e satisfação.

7.   Oportunidades de competição e networking: O badminton oferece aos atletas a oportunidade de competir em níveis local, nacional e internacional, o que pode abrir portas para futuras oportunidades de carreira e networking dentro da comunidade esportiva.

8.   Hábitos saudáveis: Participar regularmente de atividades físicas como o badminton promove hábitos de vida saudáveis, incentivando os atletas a manter uma dieta equilibrada, dormir adequadamente e evitar comportamentos prejudiciais à saúde.

No geral, o badminton oferece uma ampla gama de benefícios físicos, mentais e sociais para os atletas, tornando-se uma atividade significativa e gratificante para aqueles que o praticam.