Saúde - Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2024

Prefeitura de Itapetininga reinaugura Posto de Saúde do bairro Rio Acima com estrutura totalmente revitalizada

Na próxima quinta-feira (29), às 9 horas, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde, realiza a entrega das obras de revitalização do Posto de Atendimento à Saúde (PAS) “João Manoel Vieira”, localizado no bairro Rio Acima, área rural do município.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a estrutura física da unidade conta, agora, com dispensário para medicamentos, almoxarifado, consultório médico, consultório de enfermagem, sala de acolhimento e pré-consulta, ampla recepção, além de sanitários independentes, para os usuários e funcionários, oferecendo ainda mais conforto e comodidade à comunidade local.

Com profissionais especializados, a equipe de saúde que atende o bairro Rio Acima é composta por médico, enfermeira, dentista e técnicas de enfermagem, além de auxiliar de consultório dentário e agente comunitário de saúde.

A revitalização do prédio, realizada com recursos próprios da Prefeitura, teve 100% de sua mão de obra composta por servidores municipais e contou a parceria dos profissionais da Secretaria de Serviços Públicos em conjunto com o Setor de Gerenciamento de Obras da Secretaria de Saúde.

Saúde renovada: Prefeitura de Itapetininga realiza revitalização e ampliação em 10 unidades de saúde do município

A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou em janeiro de 2024, um extenso cronograma de obras de revitalização e ampliação em 10 unidades de saúde do município.

O objetivo é proporcionar ainda mais comodidade, conforto e qualidade no atendimento à população. Além de ampliação e adequação, serão desenvolvidas melhorias internas, como revisão dos telhados, hidráulica, reparos de portas e/ou janelas, capinagem, além pinturas internas e externas. As reformas atendem os critérios de prioridade.

Ao todo, quatro postos de saúde da área rural e seis, da urbana estão passando por adequações em suas dependências, com ampliação de salas de atendimento de rotina entre outros serviços.

O pacote de melhorias na infraestrutura das unidades também faz parte do projeto de fortalecimento da rede de Atenção Básica do município que já vem sendo desenvolvido ao longo da atual gestão municipal.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, Itapetininga tem a 3ª melhor rede de atenção básica do estado de São Paulo. Na Região Metropolitana de Sorocaba, Itapetininga também ocupa lugar de destaque, com a primeira colocação, conforme ainda o órgão federal.

O resultado vem ao encontro dos investimentos feitos na promoção e prevenção à Atenção Primária, especialmente em indicadores relacionados às gestantes, mulher, criança, saúde bucal, doenças crônicas, como hipertensão e diabetes e, por fim, sífilis. Destaca-se também, entre o planejamento executado na área da saúde, as entregas de duas novas unidades de saúde, nos bairros Chapadinha e Jardim Fogaça, obras que beneficiaram aproximadamente 25 mil moradores.

Entre as 10 unidades de saúde que passarão por revitalização e ampliação, três são consideradas postos de saúde satélites, pelo maior fluxo de atendimento: UBS Joaquim Correa De Lara Filho, na vila Nova Itapetininga; UBS Dr. Tuyoshi Honma, no Jardim Mesquita e UBS Dr. Cid Mello Almada, na vila Rio Branco, sendo, as dois últimos, Pronto Atendimentos com funcionamento até às 22h. As obras serão executadas por meio de indicações de emendas impositivas do Legislativo.

Unidades de Saúde em revitalização, ampliação e adequação:

UBS Dr. Cid Mello Almada - Vila Rio Branco;

UBS Dr. Tuyoshi Honma - Jardim Mesquita;

UBS Joaquim Correa de Lara Filho - Vila Nova Itapetininga

UBS Dr. Adalberto Andrade Lopes - Jardim Bela Vista

USF Aurora dos Santos Leme – Distrito da Varginha;

USF Dr. Edgar Pinto Vallada – Distrito do Gramadinho;

USF Dr. Carlos Amadeu de Oliveira – Vila Mazzei

PAS Bairro Pinheiro Alto (Unidade Volante);

PAS Rio Acima (Unidade Volante);

Centro de Especialidades Odontológica (Ceo) – Jardim Mesquita.