Saúde - Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2024

Gêmeas prematuras nascem em ambulância com o apoio do SAMU de Itapetininga

Gêmeas prematuras nascem em ambulância com o apoio do SAMU de Itapetininga

O que era para ser mais uma noite de plantão da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Itapetininga se transformou em mais uma história repleta de emoção e de alegria.

Domingo, 25 de fevereiro, 10 horas da noite. A base central do SAMU Itapetininga recebe um pedido de apoio dos socorristas Simone e Paulo, ambos do serviço de urgência da cidade de Angatuba.

Uma jovem, com sete meses de uma gestação de gêmeos, moradora do município vizinho, entrava em trabalho de parto. Mobilizada, a ambulância de suporte básico de Angatuba se desloca até o bairro do Churrascão e inicia os primeiros atendimentos à gestante.

Já em deslocamento ao Hospital Municipal “Dr. Léo Orsi Bernardes”, a equipe decide parar o veículo às margens da Rodovia Raposo Tavares, já em Itapetininga, e solicitar o apoio do SAMU local, uma vez que a frequência e intensidade das contrações haviam aumentado.

Ao chegarem ao ponto de encontro, a equipe formada pelo condutor, Fabrício, pela técnica de enfermagem, Viviane, e pela enfermeira, Gabriela Ozaki deram sequência aos protocolos de atendimento e de orientações à futura mamãe.

Pouco depois, às 22h32 e às 22h39, com o auxílio da enfermeira Gabriela Ozaki, nasciam as gêmeas prematuras, a primeira pesando 1,1 kg e a segunda, com 1,2 kg, ambas saudáveis e com todos os sinais vitais normais.

De acordo com a enfermeira Gabriela Ozaki, esta foi a primeira vez que ela participou de um parto gemilar, episódio que ficará marcado em sua carreira profissional.

“Estou há nove anos no SAMU, já participei de partos comuns, mas esta foi a primeira vez com gêmeos prematuros. Graças a Deus elas nasceram bem e saudáveis. A mãe e a avó das bebês estavam muito felizes”, conta a socorrista.

Após realizados todos os procedimentos pelos socorristas, mãe e filhas foram levadas à maternidade do Hospital Municipal “Dr. Léo Orsi Bernardes”, onde receberam os cuidados necessários.