Cultura - Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024

Itapetininga sedia 3ª Rota dos Muladeiros no Recinto de Exposições nesta sexta (23) e sábado (24), com evento aberto ao público

Itapetininga será a sede da 3ª Rota dos Muladeiros, um evento aberto ao público que resgata a tradição e as vivências do tropeirismo, movimento responsável para formação de muitos municípios da região, inclusive Itapetininga.

As comitivas se concentram no Recinto de Exposições “Acácio de Moraes Terra” nesta sexta-feira (23) e o evento será aberto ao público a partir das 15h, com praça de alimentação com bebidas, comidas típicas, como o tradicional “Costelão de Chão”, apresentações de rodas de viola e venda de utensílios da cultura tropeira. A entrada é gratuita.

De acordo com os organizadores, a expectativa é de mais de 50 cidades estejam representadas com suas comitivas. A festa reúne, ainda, aproximadamente 1.000 animais, criadores, proprietários e amantes do tropeirismo.

No sábado, dia 24, a programação traz a Abertura Oficial da 3ª Rota dos Muladeiros, com café da manhã a partir das 7h, Hasteamento das Bandeiras com a presença de diversas autoridades, às 8h30, benção aos cavaleiros com os Padres Fernando e Jonathan, às 9h e saída da 3ª Rota dos Muladeiros. Serão 23 quilômetros percorridos pelas tropas, em estradas da área rural de Itapetininga, resgatando as tradições tropeiras. A chegada ao Recinto de Exposições está prevista para às 14h. O retorno das comitivas dá sequência às atividades com muita moda de viola e o tradicional leilão.

Rota dos Muladeiros

A Rota dos Muladeiros é uma oportunidade para os tropeiros fortalecerem seus laços de amizade, companheirismo, expor suas tropas e enaltecer as raízes culturais de nossa história.

Com iniciativa da Associação dos Cavaleiros e Muladeiros de Itapetininga, apoio da Prefeitura de Itapetininga e participação de dezenas de comitivas. O evento é uma iniciativa de uma comissão organizadora composta por Paulo Vieira, Presidente da Associação dos Cavaleiros e Muladeiros de Itapetininga; Leandro Morango; Guto Ruivo; Tertulhiano Gago; Adriano; Ezequiel; Geovani e Donizete, além de apoiadores que se dedicam ao resgate da cultura tropeira.

SERVIÇO:

3ª Rota dos Muladeiros

Recinto de Exposições “Acácio de Moraes Terra”

Dias 23 e 24 de fevereiro (sexta e sábado) – entrada gratuita

Com praça de alimentação, rodas de viola e venda de artigos tropeiros

Dia 23 (sexta-feira)

Concentração das Comitivas

A partir das 15h – Abertura ao público

19h – Rodas de Viola

Dia 24 (sábado)

Abertura Oficial e saída para 3ª Rota dos Muladeiros

07h – Café da manhã